Piauí tem o menor índice de tráfico próximo a escolas

Entretanto, professores de algumas escolas municipais de Teresina se recusam a dar aula por medo da violência

Capitao Tiago Ribeiro, comandante da Companhia Independente do Policiamento Escolar | Andrê Nascimento
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O comandante da companhia independente de policiamento escolar,o capitão Tiago Ribeiro, disse que uma pesquisa recente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) afirmou que o Piauí tem o menor índice de tráfico de drogas perto de escolas públicas, 15,3%. A média nacional é de 35%. O Distrito Federal atingiu o maior índice, 57%.

Apesar dos números animadores, em algumas escolas municipais de Teresina, em bairros como o Matadouro, Renascença e Pedra Mole, professores estão deixando de dar aula por medo da violência. Ruas sem iluminação, terrenos baldios próximos às escolas facilitam a ação tanto de assaltantes como de traficantes de drogas, a procure de tornar alunos em clientes. O diretor de uma escola no bairro Pedra Mole, zona Norte de Teresina, contou que teve de reforçar grades e portões, para evitar arrombamentos.

Ridis Santos, novo presidente do Conselho Municipal de educação de Teresina, disse que procurou o secretário de educação de Teresina, Átila Lira, após saber dessas informações, em busca de soluções para o problema. Além de uma proposta de licitação para adquirir equipamentos de monitoramento eletrônico para as escolas, o presidente começou a estudar, junto com o capitão Tiago Ribeiro, uma unificação o pelotão de policiamento do estado, para que fiscalize toda a educação de Teresina. "A segurança escolar é importantíssima. Sabemos do assédio dos traficantes aos alunos, e se o policiamento das escolas estaduais está funcionando, por que não unificar?", disse Ridis Santos. Segundo ele, são 304 escolas municipais em Teresina, e é impossível colocar uma viatura a disposição de cada uma delas.

O capitão disse que a segurança não é responsabilidade apenas da polícia. "É importante a participação da escola, dos moradores, em solicitar a iluminação da rua, por exemplo", disse. Ele contou que a polícia fez e pretende fazer novamente um curso com agentes de portaria dos colégios, servidores que muitas vezes fazem serviços de porteiro, vigia e até inspetor escolar.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES