Pichador do Cristo Redentor se entrega à polícia

Morador de Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio, Paulo é casado, pai de um filho de quatro anos.

Pichador do Cristo Redentor | Globo.com
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um dos pichadores da estátua Cristo Redentor, o pintor de paredes Paulo Souza dos Santos, de 28 anos, se entregou à polícia na manhã desta quinta-feira (22), na Delegacia de Meio Ambiente, em São Cristóvão, na Zona Norte do Rio. Ele chegou acompanhado do cantor evangélico Waguinho e do pastor Marcos Pereira da Silva.

Réu confesso

Na noite de quarta (21), ele havia confessado o crime. Ele admitiu que não esperava que isso fosse causar tanta repercussão, ao lado do pastor Marcos, a quem procurou para pedir apoio.

?De repente acordei e me senti um traficante, procurado, criminoso. Sou trabalhador, chefe de família, não esperava isso. Sei que estou errado. Pedi perdão à Deus e quero pedir também a todas as pessoas. Não tenho preconceito contra nenhuma religião e nem sou racista?, diz.

Inicialmente, ele pensava em se entregar na segunda-feira (26).

Morador de Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio, Paulo é casado, pai de um filho de quatro anos. A mulher do ex-soldado do Exército está grávida de quatro meses. Segundo ele, sua família ficou indignada quando soube que ele era o autor da pichação.

Sem querer comprometer o outro rapaz que teria participado da pichação ? ?Eu respondo por mim? -, Paulo não sabe explicar bem por que pichou as frases ?Onde está a engenheira Patrícia? e ?Quando os gatos saem os ratos fazem a festa? deixadas no monumento.

?Foi só um protesto para alertar sobre pessoas desaparecidas?, tenta justificar. O outro suspeito foi identificado pela polícia como Edmar Batista de Carvalho, de 26 anos.

Crime ambiental

Os responsáveis pelo vandalismo serão acusados por crime ambiental e injúria discriminatória e, se condenados, podem pegar até quatro anos de prisão.

?Pensei em colocar uma faixa, só depois resolvi fazer a pichação com o spray que estava comigo", contou o pintor. No entanto, admite que, quando viu as câmeras de seguranças ? não sabia que estavam desligadas ? cobriu o rosto com a camisa antes de subir nos andaimes das obras de reforma da estátua.

O advogado Alexandre Magalhães, que acompanhou as declarações do pintor ao lado do pastor Marcos e do cantor Waguinho, integrante da Igreja Assembleia dos Últimos Dias, espera que ele responda pelas acusações em liberdade.

"Ele está disposto a se apresentar e contar toda a verdade. É trabalhador e tem residência fixa. Além disso, não tem passagem pela polícia", disse o advogado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES