Polícia abre inquérito para investigar ataque hacker em conta da PRF

Houve uma solicitação na quinta-feira (29) de doação via pix para o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no Instagram da corporação em Sergipe

Polícia abre inquérito para investigar ataque hacker em conta da PRF | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Polícia Federal (PF) de Sergipe iniciou um inquérito para investigar um possível ataque hacker à conta da Polícia Rodoviária Federal (PRF) do estado no Instagram. Durante a madrugada de quinta-feira (29), o perfil da PRF publicou um pedido de doação para o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A investigação tem como objetivo apurar as circunstâncias e identificar os responsáveis por esse incidente. 

A mensagem divulgou um link para o depósito e ressaltou que “a equipe da PRF de Sergipe decidiu colaborar com a causa”, porque acredita que Bolsonaro “merece todo nosso apoio como pátria”. Na manhã de quinta-feira, a reportagem tentou acessar o QR Code indicado no perfil, mas a chave PIX já estava registrada como inexistente. Em uma entrevista, o diretor-geral da PRF, Antônio Fernando Oliveira, revelou que o perfil havia sido alvo de um ataque. Ele afirmou: "Estamos trabalhando para resolver junto às áreas técnicas".

Perfil da PRF de Sergipe publica mensagem pedindo vaquinha a Bolsonaro / Reprodução/PRF-SE 

A PRF esclareceu, ainda, que “não pede doações de qualquer espécie para pessoas públicas ou partidos políticos”. No inquérito iniciado, a Polícia Federal de Sergipe, por meio da Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos, irá investigar a autoria da criação da chave PIX e se houve recebimento de doações em nome do ex-presidente. O objetivo é identificar os responsáveis por essas ações e tomar as medidas necessárias para investigar e coibir possíveis crimes cibernéticos relacionados ao incidente. 

O diretor da PRF informou que a instituição iniciou uma investigação interna para avaliar a segurança de suas redes e, se houver alguma possibilidade, verificar se algum servidor teve envolvimento no incidente. Por determinação do governo federal, em portaria, todas as contas regionais da PF e da PRF foram suspensas “para análise da conveniência e segurança”. A medida é por conta da alegada invasão no perfil da PRF de Sergipe.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES