Polícia Civil do Piauí terá 1º núcleo com serviços de retrato falado

A coordenação do núcleo ficará a cargo da perita papiloscopista Sandra Alves.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O delegado geral da Polícia Civil, James Guerra, assinou nesta quarta-feira (15) a portaria 016/NA/GDG/2014 que institui a criação do Núcleo de Representação Facial Humana, para realização de serviços de Retrato Falado, Projeções de Rejuvenescimento e Envelhecimento e Prosopografia. A iniciativa é pioneira no Estado e servirá como mais uma ferramenta para identificação forense.


Uma sala com todos os equipamentos necessários para a efetivação do trabalho será montada na sede do Instituto de Identificação João de Deus Martins. Após a assinatura da portaria, está sendo montada a estrutura do núcleo que deverá entrar em funcionamento em breve.

A coordenação do núcleo ficará a cargo da perita papiloscopista Sandra Alves.

O setor ficará responsável pela realização de retratos falados, que é a técnica de construir uma imagem facial com o auxílio da vítima ou testemunha a fim de buscar a imagem do autor de um crime, diminuindo o número de suspeitos; a projeção de rejuvenescimento ou envelhecimento, que consiste na extração de traços fisionômicos faciais familiares e dedução de progressões para levantar hipóteses sobre a real fisionomia de um foragido ou desaparecido; e a prosopografia que se trata da comparação morfológica e antropométrica das partes consitutivas da face com o objetivo de estabelecer se determinadas imagens, de fotografias e/ou câmeras, são da mesma pessoa.

Clique e curta o Portal Meio Norte no Facebook



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES