Polícia Civil prende 11 pessoas e autua 45 por furto de energia em Tocantins

A operação mobilizou aproximadamente 30 profissionais.

Polícia Civil prende 11 pessoas e autua 45 por furto de energia no Tocantins. | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Equipes da Polícia Civil do Tocantins (PC-TO) e da Energisa realizaram entre os dias 25 e 29 de setembro uma ação conjunta nas cidades de Augustinópolis, Araguatins, São Miguel do Tocantins, Axixá do Tocantins e Sítio Novo do Tocantins, com o objetivo de combater o furto, fraudes e ligações clandestinas de energia elétrica. 

Durante a ação, foram efetuadas 11 prisões em flagrante, 45 autuações e 179 inspeções. A operação mobilizou aproximadamente 30 profissionais da Delegacia de Repressão de Crimes Praticados contra Concessionárias Prestadoras de Serviços Públicos e da Energisa. O delegado titular da Delegacia Especializada de Repressão a Crimes contra Concessionárias de Serviço Público (DRCSP - Palmas), João Batista Marques, ressaltou que outras operações serão realizadas. 

“A ação conjunta foi muito exitosa no Bico do Papagaio, onde tivemos várias apreensões e prisões em flagrante efetuadas. Outras operações serão realizadas no estado no sentido de combater o furto de energia elétrica, que, além de crime, prejudica a distribuição de energia. Então reitero à toda a população para que use energia de forma racional e legal,” disse o  delegado. 

O Coordenador de Medição e Combate a Perdas da Energisa, Ricardo Pedrosa, agradeceu à Polícia Civil pelo apoio e parceria em ações como esta e destacou a importância da operação. "Na última semana, também por meio de um trabalho conjunto, foi realizada uma grande ação nas cidades de Porto Nacional e Paraíso. Desta vez, na região do Bico do Papagaio, conseguimos identificar e combater essa prática, que é crime previsto em Lei. Reforçamos a todos e todas, a importância que é denunciar casos de furtos de energia, pois no final quem paga a conta é toda a população", declarou.

De acordo com a instituição, a rede elétrica foi projetada para atender a um determinado número de clientes e desvios de energia podem prejudicar todos os usuários, causando sobrecarga na rede, oscilações, faltas de energia e danos a equipamentos e transformadores. O furto de energia elétrica é uma infração tipificada nos artigos 155 e 171 do Código Penal Brasileiro, sujeita a penas que incluem até quatro anos de reclusão, além de uma possível multa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES