Polícia Federal faz a maior apreensão de drogas do Nordeste

No Brasil, a maior apreensão da droga é de sete toneladas de cocaína, apreendidas em Tocantins

Avalie a matéria:
Maior apreensão de drogas do Nordeste | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um dia após anunciar a maior apreensão de cocaína da história do Nordeste do Brasil, a Polícia Federal ainda contabiliza o volume exato da droga. Até o momento, 700 sacos de gessos foram vistoriados até agora, dos quais 34 continham cocaína. Isso em apenas um contêiner - a PF ainda investigará outros quatro.

No fim de semana, a PF divulgou a apreensão de pelo menos 530 kg de cocaína pura entre sexta-feira (7) e sábado (8) no porto de Suape, em Pernambuco. Segundo o superintendente da PF no Estado, Marlon Jefferson de Almeida, a ação é provavelmente obra de cartel colombiano ou boliviano.

Policiais investigarão 3.470 sacos de um contêiner manualmente. Até então, um cão farejador cuidava do trabalho, mas o animal foi levado ao veterinário após cheirar tanto gesso. Não há previsão de término.

Maior do Nordeste

A ação, feita em parceria entre a Receita Federal e a PF, representa a maior apreensão da droga feita no Nordeste do país. No Brasil, a maior apreensão da droga é de sete toneladas de cocaína, apreendidas em Tocantins no início da década de 90.

A cocaína estava misturada em um contêiner, dentro de uma carga de gesso, e foi identificada pelo pastor alemão Nauê, o cão farejador da PF.

Segundo o superintendente, as investigações começaram porque a quantidade de gesso exportada era incompatível com o porte da empresa. A PF suspeita de que o entorpecente tenha origens na Bolívia ou na Colômbia, e iria para um porto da África, tendo a Europa como destino final.

Os envolvidos na exportação do gesso já foram identificados, segundo a PF, e podem ser indiciados por diferentes crimes, a depender do grau de envolvimento de cada um na ação criminosa. O superintendente da PF afirma que serão investigados desde motorista do caminhão de gesso até o dono da empresa do produto.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES