Polícia Federal faz apreensão recorde de cocaína no Ceará:356kg

Para a Polícia Federal, a droga iria abastecer os pontos-de-venda de drogas durante um mês

Cocaína apreendida pela PF | Reprodução Diario
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Trezentos e cinquenta e seis quilos de cocaína - nas formas de pó e de pasta base - foram apreendidos pela Polícia Federal, no Ceará, na noite do último domingo (26). Esta foi a maior apreensão da droga no Estado desde 2005. "Por via terrestre, foi a maior quantidade já apreendida em toda a história da PF no Ceará", destacou, em entrevista ontem pela manhã, o delegado Glayston Araújo dos Santos, chefe da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), da PF.

A investigação já durava dois meses quando foi desencadeada a operação ´Conexão Rondônia´, anteontem à noite. Os ´federais´ descobriram que um caminhão carregado com a droga chegava a Fortaleza. A descoberta aconteceu após a observação de um encontro entre o homem que ia receber a droga e o motorista do veículo.

Prisões

"Ficamos aguardando a passagem do veículo na BR-116, em Messejana. Quando o caminhão apareceu, fizemos a abordagem. Naquele primeiro momento, foram presos o motorista, Rui de Matos Correia, 51 anos, paranaense que reside em Miguelópolis - São Paulo, e de seu ajudante, Francisco Wellington de Sousa Lima, 27, cearense de Aracoiaba, que reside em Fortaleza", contou o delegado.

A cocaína estava escondida sob o fundo falso do caminhão de placa AIW-2393, de Miguelópolis, São Paulo. "Foi preciso arrancarmos todas as tábuas do piso de madeira da carroceria do caminhão para a retirada da droga", disse Glayston. De acordo com ele, a parte da cocaína que estava na forma de pasta-base ainda poderia ser refinada e transformada em pó ou poderia virar crack. "Era uma quantidade que poderia ser bem desdobrada".

O titular da DRE afirmou que o quilo da cocaína custa, em média, R$ 50 mil. "Essa droga apreendida seria suficiente para abastecer a cidade de Fortaleza por uns 15 dias", afirmou, baseado em estimativas realizadas por meio das apreensões e investigações da PF. Ainda, segundo ele, Fortaleza ´consome´ entre 800 quilos e uma tonelada da droga, por mês. "São estimativas", ressaltou.

Além de Rui e Francisco Wellington, foi preso John Leite Ferreira, cearense, conhecido como ´Johnny´, de 26 anos. Ele seria a pessoa que receberia a cocaína. Os outros dois homens capturados foram Jonas Andrade Silva, 22; e Emerson Hipólito, 20, cearenses.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES