Polícia Federal faz operação contra tráfico internacional de drogas em aeroporto de SP

O sistema de monitoramento do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos já havia registrado a ação suspeita de três homens

Polícia Federal faz operação contra tráfico internacional | Divulgação/PF
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma operação da Polícia Federal que tem como objetivo o combate ao tráfico internacional de drogas, está acontecendo na manhã desta quinta-feira (7), em São Paulo. Ao todo serão cumpridos 14 mandados de prisões temporárias e 18 buscas e apreensão contra os traficantes de drogas que atuam no Aeroporto Internacional de Guarulhos.

Conforme informações da Polícia Federal (PF), três investigações distintas identificaram os grupos responsáveis pelo envio de cocaína para a Europa e África por meio de malas irregularmente despachadas ou pelo setor de cargas do Aeroporto. 

Essas investigações revelaram que parte dos suspeitos atuava como líder do tráfico na região de Guarulhos. A PF divulgou que os traficantes foram identificados por meio de indícios de técnicas investigativas, destacando a formação de grupos de WhatsApp para organizar o envio da droga.

Até a última quinta-feira (7), aproximadamente 700 quilos de cocaína foram apreendidos no Brasil e no exterior. Os países de destino da droga foram a Alemanha (578 quilos), Portugal (77 quilos) e Etiópia (37 quilos).

No dia 23 de novembro, o sistema de monitoramento do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, registrou a ação de três homens que foram posteriormente detidos sob suspeita de envolvimento em um esquema de troca de bagagens para enviar cocaína ao exterior. Nessa ocasião, foram apreendidos 40 quilos da droga.

O delegado responsável pelo caso, Luiz Alberto Guerra, do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), explicou que os policiais civis notaram uma movimentação suspeita próximo ao balcão de despacho de bagagens no check-in de conexões internacionais, no terminal 2. 

Dois rapazes, sendo um deles com uma camiseta semelhante à de uma empresa aérea, foram vistos conversando e aparentemente vigiando a entrada do saguão e o balcão à frente. Posteriormente, ao chegarem à calçada de acesso ao desembarque, fizeram contato visual com um terceiro indivíduo que acabara de desembarcar de um veículo com um carrinho. 

Suspeitos no Aeroporto de Guarulhos (Foto: Reprodução)

Os vídeos mostram que o terceiro rapaz aparentemente acompanhava os outros dois. No momento em que colocaram a bagagem na esteira para ser despachada, os policiais os abordaram e efetuaram a prisão dos três. Ao abrir a bagagem, foram encontrados 40 tijolos que aparentavam ser cocaína, e a mala estava etiquetada para a África do Sul.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES