Polícia indicia suspeitos por crime de homofobia e rechaça irmandade

O post criado por um fake denominado 'Van Pelf', usava uma montagem agressiva, logo sendo replicada por outros usuários que destilavam ofensas e palavras vexatórias.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Cinco meses atrás a militante do grupo Matizes (atuante na defesa dos homossexuais) Marinalva Santana via uma mensagem preconceituosa se propagar nas redes sociais; temerosa com o conteúdo que exacerbava frases de impacto e ameaça, sentiu sua tranquilidade ruir e o peso da insegurança pesar sob seus ombros. O post criado por um fake denominado 'Van Pelf', usava uma montagem agressiva, logo sendo replicada por outros usuários que destilavam ofensas e palavras vexatórias.

Nesta terça (05), a história que dominou os noticiários e se consagrou como uma bandeira de luta no combate aos crimes virtuais, finalmente teve uma resposta com o delegado Sebastião Escórcio, titular da Delegacia Especializada de Repressão às Condutas Discriminatórias, apontando dois indiciados: Lucas Veríssimo e outro jovem de iniciais L.B.N.N., que segundo as investigações compartilharam a montagem aviltante. Contudo, um mistério ainda ficou no ar, o endereço IP de 'Van Pelf' foi encontrado, viria do computador do empresário Victor Cortez, porém sua autoria não pode ser confirmada devido a implicações que surgiram no decorrer do processo de apuração. “Localizamos através do print e solicitamos um mandato de busca e apreensão na casa do indivíduo, que é proprietário da máquina, levamos até mesmo os celulares para a perícia, mas não encontramos nenhum sinal, nada. Logo, ele também revelou que compartilhava a senha da internet wi-fi com os vizinhos e aí o trabalho se complicou”, revela Escórcio. Com o parêntese na elucidação, a sensação de desapontamento dominou a vítima, que esperava pela resolução total do caso degradante. “Infelizmente não estou satisfeita, foram cinco meses aguardando e não foi solucionado. O sentimento é de indignação”, desabafa Santana. Apesar da decepção dos grupos de defesa dos direitos LGBT, o delegado constata que o possível está sendo feito e as investigações irão continuar. “Ainda estamos colhendo informações para especificar o responsável pelo IP”, impõe.

Irmandade Homofóbica

Em relação a existência de uma 'Irmandade Homofóbica', o delegado rechaça a possibilidade, apontando para casos isolados. “Ficamos atentos, pois poderia ser um embrião ou um crime organizado, mas esse termo é mundialmente usado e os envolvidos no caso não se conheciam, não tinham qualquer afinidade”, afirma.

A suspeita da existência de um grupo do tipo no Piauí teria surgido com o caso Marinalva e também a ocorrência de um bilhete com mensagens alusivas a movimentos criminosos em prol da morte dos homossexuais. Nesta situação em específico, um número de telefone no verso do papel levou ao mecânico conhecido como Wilson, contudo a polícia não dá a autoria como certa,já que investigações complementares ainda estão em voga.

Caso Brenda

Na ocasião, Escórcio também revelou o acusado de agredir a transexual Brenda Vitória, no último dia 30 de julho. Com o auxílio de câmeras de segurança, o autor do crime foi identificado e responderá por lesão corporal leve. O empresário Jackson Silva Xavier está aguardando a conclusão do trabalho em liberdade, já que se apresentou espontaneamente na delegacia, segundo o titular da DP, o acusado declarou que teria confundido Vitória com uma mulher e ao perceber que se tratava de um transexual teria cometido o ato de violência.

Já a transexual dá outra versão e insere que o desacordo seria por conta do pagamento. De todo o modo, a coordenadora de enfrentamento à homofobia Joseane Borges declarou sua decepção com os rumos do processo. “Estou achando muito lento, eu vejo que a Justiça está fazendo o seu trabalho, mas ainda não é algo concreto, após isso tudo,talvez fique até mais perigoso. É um sentimento de tristeza”, finaliza.






Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES