Polícia inicia perícia sobre causas de explosão em loja

O acidente deixou dois mortos, 12 feridos e mais de cem desalojados.

Explosão em lojas de fogos de artificio | Globo.com
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Polícia Técnico-Científica começa na manhã desta sexta-feira (25) o trabalho de investigação das possíveis causas da explosão de uma loja de fogos de artifícios no início da tarde desta quinta-feira (24). Uma das hipóteses que deverá ser averiguada é o fato de uma pessoa que estaria consertando uma antena no local ter partido algum fio elétrico, o que gerou faíscas, detonando desta forma a explosão. O acidente deixou dois mortos, 12 feridos e mais de cem desalojados.

Além do trabalho da perícia, os técnicos da Defesa Civil de Santo André, no ABC, iniciarão uma avaliação das residências e estabelecimentos comerciais nas proximidades para poder liberar a volta dos moradores para casa. Na noite de quinta, toda a região continuava com a energia cortada, por medida de segurança.

João Batista Camargo, diretor do órgão, afirmou que 30 casas foram isoladas. ?As casas serão avaliadas na manhã desta sexta-feira para saber quantas precisarão ser interditadas?, disse. O isolamento também foi pedido pela perícia da Polícia Técnico-Científica.

O Corpo de Bombeiros, por sua vez, anunciou que encerrou a busca por possíveis vítimas por volta das 20h30 desta quinta depois de uma minuciosa varredura nos escombros e destroços do que sobrou das edificações atingidas. O trabalho de retirada de escombros encerrou às 21h e será retomado na manhã de sexta-feira.

Já o delegado-titular do 3º Distrito Policial de Santo André, Alberto José Mesquita Alves, afirmou que prosseguirão as diligências para tentar localizar o proprietário do comércio de fogos de artifício. ?Ele não foi localizado, mas não sabemos se ele estava aqui, ou não. A informação é de que ele esteve e deixou o local. Agora estamos tentando localizá-lo até para que ele possa explicar?, afirmou.

Segundo o delegado, o proprietário pode ser responsabilizado pelo acidente. ?Ele pode responder pelos óbitos, que por enquanto são dois, por pelo menos 10 vítimas, mais os danos da explosão e pelo crime de perigo que ele causou?, afirmou o delegado.

Buscas

O acidente ocorreu no início da tarde, em um imóvel localizado na Rua Américo Guazelli. Outros imóveis e alguns veículos foram atingidos pelos destroços. Equipes do Corpo de Bombeiros de Santo André, da capital e de outras cidades participaram das buscas.

Os dois corpos foram identificados.Uma vítima trabalhava como faxineira na casa do dono da loja; o outro morto era parente do proprietário, que está desaparecido e era procurado pela polícia, de acordo com o Corpo de Bombeiros.

A mãe do proprietário está internada no Centro Hospitalar de Santo André. Segundo a assessoria, a mulher passa bem e está em observação.

Alvará

A loja que explodiu não tinha permissão para funcionar, segundo a prefeitura da cidade. Em nota divulgada na noite desta quinta, a prefeitura informa que o pedido para funcionar foi indeferido no dia 14 de setembro e o proprietário, avisado sobre a situação do imóvel dois dias depois.

O dono do comércio entrou, em maio, com pedido para venda de fogos de artifício no varejo. Em junho, a prefeitura teria informado ao proprietário que precisava apresentar um novo Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros. Apenas com isso ele receberia o alvará de funcionamento.

?Como o requerente não apresentou (...), o pedido de funcionamento do comércio de fogos de artifício foi indeferido em 14 de setembro?, termina a nota.

Confusão

Mais cedo, o prefeito de Santo André, Aidan Ravin (PTB), afirmou que o proprietário do local onde ocorreu a explosão tinha alvará para comercializar fogos de artifício. No entanto, segundo ele, não havia autorização para fabricação desses produtos. A informação, porém, foi corrigida pela assessoria da prefeitura no início da noite.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES