Polícia instaura inquérito para apurar ligação de vereador com traficante

Nem da Rocinha teria pedido votos para Claudinho da Academia

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Draco) instaurou na quarta-feira (16) inquérito para investigar a possível ligação do vereador Luiz Claudio de Oliveira (PSDC), o Claudinho da Academia, com o tráfico de drogas na comunidade da Rocinha, na Zona Sul do Rio. O inquérito foi instaurado por requisição do Ministério Público do Rio pelo subprocurador-geral de Justiça de Atribuição Originária Institucional e Judicial, Antonio José Campos Moreira, ao delegado Cláudio Ferraz.

De acordo com MP, o inquérito policial busca verificar se o vereador cometeu o crime de associação para o tráfico, cuja pena é de três a dez anos de reclusão. ?A investigação policial vai apurar se a comprovada ligação entre o vereador e o traficante Nem está voltada ou não para a prática de tráfico de drogas na Rocinha?, explicou Antonio José.

O pedido de investigação foi motivado por uma reunião com cerca de 100 moradores e comerciantes locais, realizada em julho de 2008, na qual o homem apontado como chefe do tráfico Antonio Francisco Bonfim Lopes teria ordenado, com ameaças, que os presentes votassem em Claudinho e divulgassem sua candidatura.

A reunião, confirmada por testemunhas em depoimento ao MP, já havia resultado em uma ação penal eleitoral, proposta pelo MPRJ em janeiro. Claudinho responde pelo crime de coação de eleitores, cuja pena é de até quatro anos de reclusão.

Os autos deste processo foram encaminhados para a Subprocuradoria-Geral de Justiça, porque o vereador possui foro por prerrogativa de função. O MPRJ avalia que o fato de Nem ter utilizado seu poder para intimidar eleitores, promovendo a candidatura de Claudinho, sugere a existência de um relacionamento mais próximo entre eles, eventualmente com características de associação criminosa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES