Polícia investiga caso de bebê que teve cabeça arrancada durante o parto

Em um determinado momento do trabalho de parto, após fazer cortes, a médica teria subido nela para puxar a criança, é o que contou o marido à advogada.

Polícia investiga caso de bebê que teve cabeça arrancada durante o parto | Moisés Santos/BHAZ
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Polícia Civil de Minas Gerais investiga a morte de uma bebê que foi decapitada no momento do parto no Hospital das Clínicas, no bairro Santa Efigênia, região Centro-Sul de Belo Horizonte, no último dia 1º de maio. A mãe, Ranielly Coelho Santos, de 34 anos, estava grávida de apenas 28 semanas. Ela deu entrada na unidade de saúde com pressão alta e inchaço no corpo, uma semana antes.

Segundo as informações da família, Ranielly recebeu alta, mas precisou retornar na sexta-feira (28), pois os sintomas não melhoraram. Ela, que já é mãe de um menino, teve o parto induzido pela equipe médica. Ao Portal BHAZ, Aline Fernandes, advogada da família, conta que o feto tinha uma má formação no pulmão. Levando isso em conta, os profissionais avaliaram que ele corria risco de vida e por isso decidiram pelo parto prematuro.

Em um determinado momento do trabalho de parto, após fazer cortes, a médica teria subido nela para puxar a criança, é o que contou o marido à advogada. Nesse momento, o bebê teria sido decapitado. O pai e esposo de Ranielly,  notou o ocorrido e se revoltou, sendo retirado da sala por profissionais que acompanhavam o parto. Aline conta que a médica deu uma anestesia geral em Ranielly, que acordou somente na enfermaria.

Ainda segundo a advogada, a profissional chegou a pedir desculpas à família e alegou ter sido um “acidente”. O hospital ainda teria sugerido aos familiares que assinassem um termo para afirmar que o bebê já estava morto na barriga no momento do parto.

O caso foi denunciado na ouvidoria do Hospital das Clínicas. De acordo com Aline, a unidade de saúde afirmou que faria a necrópsia por conta própria e arcaria com os gastos do enterro. Após assistência jurídica, porém, a família decidiu encaminhar o corpo ao IML (Instituto Médico Legal).

INVESTIGAÇÃO

O resultado preliminar do laudo sai nesta segunda-feira (8), e a expectativa é de que o corpo seja liberado ainda hoje. Ranielly, que levou ao menos 60 pontos, também fez exames periciais.

Por meio de nota a Polícia Civil informa que instaurou inquérito para apurar as causas e circunstâncias do ocorrido. A reportagem também procurou o Conselho Regional de Medicina do Estado de Minas Gerais (CRM-MG), que afirmou que tomou conhecimento do caso pela imprensa e “vai instaurar os procedimentos administrativos necessários”.

“Todas as denúncias recebidas, formais e de ofício, são apuradas de acordo com os trâmites estabelecidos no Código de Processo Ético Profissional, tendo o médico amplo direito de defesa e ao contraditório”, acrescenta, em nota. 

NOTA DA POLÍCIA CIVIL

Em relação ao ocorrido na segunda-feira (1/5) em uma unidade hospitalar, no bairro Santa Efigênia, na capital, a PCMG informa que instaurou inquérito para apurar as causas e circunstâncias do fato. A PCMG esclarece que procedimentos estão sendo realizados com o intuito de elucidar o caso. Tão logo seja possível, outras informações serão divulgadas.

NOTA DO CRM-MG

Em resposta a sua solicitação, o Conselho Regional de Medicina do Estado de Minas Gerais (CRM-MG) informa ter tomado conhecimento, pela imprensa, de desfecho desfavorável em parto realizado em Belo Horizonte, e vai instaurar os procedimentos administrativos necessários à apuração dos fatos.

VEJA MAIS INFORMAÇÕES NO MEIONORTE.COM



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES