Polícia investiga desmatamento e grilagem em reserva indígena no Piauí

O líder indígena Adeildo Gamella o relatou ainda que na reserva vivem cerca de 20 famílias, que é reconhecida pelo Instituto de Terras do Piauí (INTERPI).

ç | ç
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Polícia Civil do Piauí, através da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), está investigando um caso de desmatamento e grilagem de terras em uma área de reserva indígena no município de Santa Filomena,  na região da Serra do Quilombo, no Sul do Estado. As equipes, em ação conjunta com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (SEMAR), estiveram nesta quarta-feira (14) no local apurando as denúncias e constataram os crimes ambientais. 

Em entrevista ao Meionorte.com, o delegado Emir Maia, da DPMA, explicou que esteve na reserva indígena Akroá Gamella conversando os residentes e hoje está em Gilbués, ouvindo o representante da tribo e seu filho, que presenciaram o desmatamento. Segundo o delegado, as diligências estão em andamento e há apenas indícios de autoria.  Polícia investiga desmatamento e grilagem em reserva indígena no Piauí (Foto: Divulgação)

O líder indígena Adeildo Gamella o relatou ainda que na reserva vivem cerca de 20 famílias, que é reconhecida pelo Instituto de Terras do Piauí (INTERPI) e que infelizmente sente medo, pois sofre constantes ameaças de morte.

“Nós recebemos essa denúncia de grilagem e desmatamento numa área de reserva indígena. Nós estamos aqui e ontem fomos ao local com o pessoal da Semar e foi identificado o desmatamento. Estamos nesse momento em Gilbués ouvindo o representante da tribo e o filho dele que presenciaram o desmatamento e estamos diligenciando para saber o responsável pelo desmatamento. Há apenas indícios, mas não temos ainda provas, porque o índio chefe da tribo nos relatou que tem medo, é constantemente ameaçado de morte. Tem um fazendeiro que quer grilar essas terras”, disse o delegado. 

A reserva indígena Akroá Gamella cobre uma vasta área, onde inclusive, segundo os indígenas, há uma caverna que brota água mineral, a qual abastece um riacho da região. O delegado ressaltou que as investigações seguem para provar a autoria de um fazendeiro, apontado como o suspeito dos crimes ambientais. “Não tem como afirmar que realmente foi ele, mas estamos em diligências para formarmos testemunhas, quem é o proprietário do trator, para ver se indica alguém. Estamos aqui com equipes da Rone de Teresina e da Semar”, pontuou Emir Maia para a reportagem.

Água que brota em caverna abastece riacho na região (Foto: Divulgação)

Polícia investiga desmatamento e grilagem em reserva indígena no Piauí (Foto: Divulgação)

Além disso, o delegado destacou haver outros lugares da Serra do Quilombo, que cobre outros municípios da região, com suspeitas de crimes ambientais. O exemplo seria Gilbués, onde a DPMA apura um outro caso de desmatamento em uma área de famílias tradicionais reconhecidas pelo Interpi. A Semar irá encaminhar o auto de infração, para que seja aberto um inquérito policial.

“Inclusive outros lugares aqui também tem. Fomos ontem para Gilbués. Fizemos levantamento com drone e tudo. Tem outra terra sendo desmatada, que é de propriedade que foi concedida pelo Interpi, para famílias tradicionais, que o governo do estado reconheceu. Tem um empresário que já desmatou 60 hectares recentemente e esse inclusive já foi autuado em R$ 1 milhão e alguns reais pela Semar. Ontem fizemos um voo panorâmico com drone para saber se houve mais desmatamento e agora a Semar vai estar encaminhando o auto de infração para instaurar o inquérito no município de Gilbués. Já sabemos que é o autor. Autoria conhecida”, finaliza o delegado. 

 

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES