Polícia investiga se adolescente mentiu sobre morte de dentista

Jovem teria negado versão de ter ateado fogo em Cinthya, em São Bernardo

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Polícia Civil irá reforçar a apuração para definir se o adolescente preso sob suspeita de ter ateado fogo na dentista Cinthya Magaly Moutinho de Souza na última quinta-feira (25), em São Bernardo do Campo, mentiu no seu depoimento. Ao falar às autoridades policiais e sob a presença de um advogado no DHPP (Departamento Estadual de Homicídios e Proteção à Pessoa), o jovem assumiu ser o responsável pela morte da dentista.

Em um vídeo, o jovem teria dito que não é o responsável por ter incendiado a dentista, que o teria feito apenas por ter medo de Victor, um dos envolvidos no crime. O delegado Roberto Meneses, titular do 2º Distrito Policial da cidade, comentou a gravação, e disse que esta fala do garoto não foi feita sob sua custódia, e que não tem peso negativo para apuração dos fatos.

? O menor pode mudar a versão dele a qualquer momento, e a investigação continua. O inquérito não foi encerrado, e ainda estamos investigando os fatos para apurar as circunstâncias em que ocorreu o crime.

O delegado lembra que é possível ser dita uma versão em um depoimento oficial à autoridade policial, outra para o Ministério Público e uma terceira ainda durante um eventual julgamento. Cabe à investigação construir as provas necessárias para levantar a verdade sobre o ocorrido, segundo Meneses.

? Se for necessária nova oitiva do menor, faremos nova oitiva. O processo não terminou ainda.

Vazamento

O delegado Roberto Meneses nega que os vídeos que mostram o jovem negando a autoria do crime tenham vazado, já que não são oficiais. Ele aponta que estes foram gravados, aparentemente, com celular, e não identificou onde as imagens foram feitas.

Questionado se iria apurar a origem das imagens, Meneses negou esta possibilidade por enquanto.

? De início ainda não, pois estou atento à questão do inquérito.

O delegado descarta que a divulgação do depoimento coloque em risco o adolescente. Para ele, todos já assumiram estar juntos no mesmo ato.

? Estão todos unidos no mesmo barco, e um barco terrível. O menos envolvido, em tese, é o que estava do lado de fora, mas todos os outros têm sua mesma culpa no incêndio.

O delegado ainda reforçou que, mesmo com as diferentes histórias, os quatro presos foram reconhecidos, e assumiram estar envolvidos na ação que resultou na morte da dentista.

? O maior avanço até agora é que os quatro estão fora de ação. Esta é minha opinião não só como profissional, mas como cidadão.

Internação

Atualmente, o adolescente se encontra internado de maneira provisória na Fundação Casa, enquanto aguarda os próximos passos da investigação. O julgamento deve ocorrer no prazo máximo de 45 dias após o Ministério Público decidir se há provas suficientes do envolvimento dele com o crime e apresentar a acusação à Justiça.

Caso isto não ocorra, ele deve ser posto em liberdade imediatamente. Caso seja condenado, o juiz poderá aplicar entre as medidas socioeducativas previstas em lei a prestação de serviços, a liberdade assistida, semiliberdade ou a internação do jovem.

Neste último caso, haverá uma reavaliação semestral para avaliar a condição e necessidade de permanência no regime. O prazo máximo para a internação é de três anos, e não deve ultrapassar os 21 anos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES