Polícia investiga se droga apreendida no Rio é fentanil; substância letal nos EUA

De acordo com estudo realizado em 2021, a substância mata cerca de 70 mil pessoas por ano nos Estados Unidos

Operação no Rio de Janeiro | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta segunda-feira (9), as polícias Militar e Civil do Rio de Janeiro, realizaram uma mega operação com o objetivo de cumprir mandados de busca e apreensão nas regiões do Complexo da Maré, Vila Cruzeiro e Cidade de Deus. Foram apreendidas embalagens nomeadas de “fentanil”, que faz menção a uma espécie de droga que mata 70 mil americanos ao ano. 

A polícia ainda vai trabalhar com o objetivo de definir se o material o mesmo analgésico 50 vezes mais forte que a heroína e 100 vezes mais do que a morfina. O material ilícito encontrado em uma casa em Nova Holanda, no Complexo da Maré, zona Norte do Rio,  ainda não teve sua quantidade divulgada.

O governo estadual anunciou que a substância foi transferida para a Cidade da Polícia e será submetida a perícia nos próximos dias. O fentanil foi descoberto no Brasil em março deste ano, durante uma operação policial no Espírito Santo.

RECORD NO NÚMERO DE MORTES PELO USO DE FENTANIL

Segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC), apenas em 2021, que é o ano mais recente de monitoramento, houve aproximadamente 106 mil mortes por overdose no país, estabelecendo um recorde. Dessas mortes, cerca de 67% (71 mil) foram relacionadas ao fentanil. Em comparação, a cocaína causou 24 mil vítimas, enquanto a heroína foi responsável por menos de 10 mil mortes.

A OPERAÇÃO 

A operação realizada nas comunidades do Rio contou com a participação de aproximadamente mil agentes. Durante a ação, foram apreendidos 100 kg de pasta base de cocaína, com um valor estimado em R$ 12 milhões, destinados ao traficante conhecido como Abelha, além de meia tonelada de maconha. Nove pessoas foram detidas, sendo seis com mandados de prisão em aberto e três em flagrante.

Um fuzil 762 foi encontrado próximo ao Ciep Marielle Franco, na Maré, juntamente com carregadores. Além disso, os agentes recuperaram 16 veículos roubados. Durante a operação, um laboratório de refino de drogas e uma fábrica de produção de artefatos explosivos foram desmantelados.

Dois helicópteros — um da Polícia Civil e outro da PM — foram atingidos por disparos quando sobrevoavam a Vila Cruzeiro e tiveram que fazer pousos de emergência. Um dos agentes ficou ferido. Todos os integrantes dessa facção criminosa que têm mandado de prisão são alvos dessa operação. A atividade de inteligência, ao longo desse tempo que foi anunciada a Operação Maré, detectou a migração dessa organização criminosa para outras comunidades, reduto deles também. Então, decidimos aumentar o escopo de atuação com a Vila Cruzeiro e a Vila do João — afirmou o secretário de Polícia Civil, José Renato Torres.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES