Polícia irá investigar médica que colou olho de menino de 1 ano

Cola cirúrgica usada por médica de hospital de Jacarepaguá tem a substância cianoacrolato, também presente em cola de bricolagem .

Menino de 1 ano e 7 meses | RAFAEL MORAES / AGÊNCIA O GLOBO
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Polícia Civil vai investigar a médica Rachel Barbedo Pedrosa, que usou uma cola cirúrgica para fechar um corte no supercílio do menino Bruno Lima Furtado, de 1 ano e 7 meses, e deixou cair o produto no olho esquerdo da criança. O caso ocorreu na noite de terça-feira no hospital Rio?s D?Or, no Pechincha, em Jacarepaguá. Bruno havia caído enquanto brincava dentro de casa e tinha sofrido um corte no supercílio ao bater numa mesa. A médica optou pela cola no lugar de fazer uma sutura. O produto tem a mesma substância (cianoacrilato) da cola tipo Super Bonder.

O caso está sendo investigado pela 41ª DP (Tanque), e a polícia enviará um ofício ao hospital para ouvir a médica. Também deverá ser ouvido o oftalmologista Fábio Oliveira, que prestou o segundo atendimento. Segundo o médico, Bruno não corre o risco de ter a visão prejudicada. Ele receitou um gel (para manter o olho lubrificado), um colírio antibiótico (para evitar inflamação) e soro fisiológico (para retirar a cola). O prazo para o olho ser descolado é de sete a dez dias. Caso isso não ocorra, será necessária uma microcirurgia.

Os pais da criança, o servidor público Fabiano Mendonça e a meteorologista Gilmara Furtado, acusam a cirurgiã Rachel Pedrosa de erro médico e pretendem recorrer à Justiça. A cola, de acordo com o casal, atingiu o globo ocular da criança e provocou o fechamento parcial da pálpebra. Os pais afirmam que a médica apertou com muita força o bastão da cola. Por causa do problema, o menino teve que ser internado na própria noite de terça-feira. Fabiano e Gilmara contaram que a cirurgiã ligou para um oftalmologista do hospital, que, no entanto, não pôde ir à unidade prestar atendimento.

? Ele (o menino) estava dormindo durante o atendimento e ficou muito agitado quando o produto caiu no olho. Começou a esfregar o olho, o que piorou a situação. Mas a médica em momento algum pediu a ajuda de uma enfermeira e usou apenas uma gaze com soro fisiológico para tentar retirar a cola.

Depois, pediu desculpas e disse que nada além do que ela fez poderia ser feito ? disse a mãe.

Gilmara contou ainda que foi obrigada a esperar por quase três horas para Bruno ser internado porque, ao sair de casa correndo, o pai esquecera a carteira do plano de saúde.

? Meu filho já tinha sido atendido e eles tinham como verificar o número da carteirinha com o plano de saúde. Ele só foi internado às 2h.

Na manhã desta quarta-feira, o oftalmologista que atenderia Bruno às 9h não apareceu. O pai do garoto reclamou com a supervisão do hospital e foi obrigado a esperar por outro especialista, que chegou às 10h.

Médico diz que uso de cola é comum

Segundo o presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, José Orácio Abougibe, o uso da cola cirúrgica é comum.

? Ela cola tudo, assim como a Super Bonder. Até o cheiro é igual. É usada não só por uma questão estética, como também porque é bem mais confortável para uma criança do que os pontos.

Em nota, a assessoria da rede de hospitais D?Or informou que Bruno chegou à unidade com uma lesão de aproximadamente 5 milímetros de comprimento, ?que foi tratada com um tipo de cola cirúrgica, indicada para pequenas lesões como alternativa ao uso de pontos convencionais?. A direção disse estar à disposição da família e que prestará todo o atendimento necessário. Ainda segundo a nota, o hospital afirmou que ?algumas adversidades inerentes ao uso deste medicamento podem acontecer? e reiterou que o oftalmologista não constatou qualquer complicação tanto na córnea como no globo ocular do paciente.

A direção do hospital entrou em contato com a médica, que informou não se sentir confortável para falar com a imprensa. Rachel disse à assessoria da rede que optou pela cola por uma questão estética, para a cicatriz ficar menos aparente. Rachel é médica especializada em cirurgia geral e trabalha no Rio?s Dor desde que ele foi inaugurado, há três anos.

A assessoria do Cremerj informou que casos como o de Bruno podem ser encaminhados ao órgão como denúncia pelo paciente ou pelo responsável. O Cremerj acrescentou que pode ainda investigar o caso com base nas informações da imprensa. O conselho abre uma sindicância e, quando necessário, inicia um processo ético contra o médico.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES