Polícia Militar detém 100 pessoas durante rinha

Durante a operação, 88 animais foram confiscados pelo Ibama. Os acusados do crime serão processados.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O escritório local do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), com o apoio da Polícia Militar, apreendeu 88 galos numa rinha localizada na Travessa Barbalha (Crato-CE), 77, bairro do Seminário. Mais de 100 apostadores foram autuados em flagrante. A pena para o crime de maus-tratos a animais é de três meses a um ano de prisão.

Entre os envolvidos estão criadores e apostadores de várias cidades do Cariri, na maioria empresários e funcionários públicos que, de acordo com o chefe do escritório do Ibama no Crato, Francisco Sales, vão responder a inquérito em liberdade, uma vez que o crime é afiançável.

O homem apontado como coordenador da competição, Samuel Vieira Nunes, foi levado pela Polícia para o escritório do Ibama, juntamente com os galos, a fim de responder a inquéritos administrativo e penal, além de ter de pagar uma multa de R$ 88 mil. Os apostadores só não foram levados para a delegacia porque a Polícia não teve condições de conduzi-los. "Seriam necessários dois ônibus", diz Sales. A Polícia anotou o nome e endereço de todos eles para dar prosseguimento ao inquérito.

Alguns dos proprietários de galos, segundo Sales, saíram do Ibama prometendo invadir a área para soltar as aves. A vigilância do Ibama teve que ser reforçada para evitar a invasão. Mesmo assim, segundo um dos vigilantes ainda apareceu pessoas, na madrugada de ontem, tentando entrar no local, sob o pretexto de que iriam alimentar os galos apreendidos.

Morte

Dois galos já morreram em consequência dos mau-tratos. Outros, que já tinham brigado na rinha, estão à beira da morte, cobertos de sangue e apresentam ferimentos principalmente na cabeça.

O escritório local do Ibama solicitou a presença de um biólogo para acompanhar o estado de saúde dos galos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES