Polícia Militar usa cada vez mais a internet no combate ao crime

Policiais trocam mensagens eletrônicas, criam blogs e twitters

Tenente Júlia troca e-mails com a população. | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A internet passou a ser mesmo uma grande aliada da Polícia Militar do Rio no combate à criminalidade. Estimulados pelo comandante-geral, o coronel Mário Sérgio Duarte, um dos primeiros oficiais a utilizar blogs para propagar suas idéias, outros militares começaram a se sentir à vontade diante das ferramentas tecnológicas.

O coronel Mário Sérgio mostra intimidade com a ferramenta. No ?Idéias e ações?, sua página pessoal, ou no ?Blog do 01?, onde se manifesta como comandante, reúne seus artigos com abordagens filosóficas, comentários sobre posturas da corporação e algumas polêmicas.

Foi assim em dezembro de 2007, quando acusou os autores do filme "Tropa de Elite" de utilizarem no filme idéias destacadas em seu livro "Incursionando no Inferno - A Verdade da Tropa", de 1994. Recentemente, travou um embate virtual com o ex-governador Garotinho. Farpas de ambos os lados.

Em outro episódio, usou o meio para justificar-se diante de uma acusação de que estaria caçando um usuário do twitter (miniblog) que estaria vazando o boletim da PM para acesso indiscriminado na internet. Ele nega a acusação, mas revela que mantém um olhar atento sobre os blogs, inclusive o Praças da PMERJ.

?Passei a acompanhá-lo diariamente, ainda que em alguns momentos se permita publicações mais agrestes e alguma catarse individual bem compreensível?, afirma o comandante.

Comandante-geral quer ampliar rede

Mário Sérgio garante ainda que sua idéia é ampliar o uso do sistema para aproximar a Polícia Militar da população.

?O Centro de Comunicação e Informática da PM está desenvolvendo uma série de projetos de inclusão digital da corporação e de inserção nas redes sociais. E cada comandante de batalhão tem a autonomia necessária para criar formas de comunicação online com os integrantes dos conselhos comunitários e com os moradores em geral. Muitos já fazem isso com eficiência?, declara.

Um dos oficiais que utiliza os recursos tecnológicos no dia a dia de trabalho, como se fosse um executivo de empresa, é o tenente-coronel Rogério Seabra, comandante do 19º BPM (Copacabana), que não desgruda de seu celular modelo Blackberry para conferir os e-mails e acessar a internet.

É no aparelho que ele recebeu nesta terça-feira (20) mensagens parabenizando o batalhão por ter zerado os índices de criminalidade no bairro no mês de fevereiro, de acordo com dados do Instituto de Segurança Pública (ISP).

Em 2007, quando houve uma proliferação de blogs anônimos criticando a Polícia Militar, o então relações públicas da PM, tenente-coronel Rogério Seabra, defendeu o uso da ferramenta com cautela.

Musa no contato com a população

"É uma ferramenta de comunicação em que alguns divulgam e outros divagam sobre a corporação?, disse, na época.

Para melhorar a comunicação com os moradores, uma equipe do 2º BPM (Botafogo) criou um blog para divulgar as atividades da unidade e oferecer outras informações de segurança.

No batalhão do Leblon, o 23º BPM, o tenente-coronel Rogério Leitão está trabalhando para criar uma linha direta com a população através da internet.

Mas para que o relacionamento não fique frio, escolheu a simpática tenente Júlia Liers, relações-públicas da unidade para fazer os contatos e coordenar a equipe de comunicação.

?É uma relação de confiança, já que podemos responder as mensagens e manter uma proximidade com a população do bairro?, afirma a policial, que já foi eleita musa da corporação no carnaval e recebeu a permissão do comandante-geral para desfilar na Marquês de Sapucaí como destaque da Porto da Pedra, além de exibir sua beleza como rainha da bateria da Independente de São João de Meriti.

E-mails e sites da Polícia Militar:

www.policiamilitar.rj.gov.br

pmerj.org/blog

19º BPM (Copacabana):

19bpm.cmt@gmail.com

23º BPM (Leblon):

23bpm@operacional.pmerj.org



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES