Polícia prende usuário suspeito de estuprar e matar menina de 8 anos

Segundo delegado, testemunhas viram homem com criança no dia do crime.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Polícia Civil prendeu, nesta quarta-feira (11), um homem suspeito de estuprar e matar a menina Yasmin Martins de Souza Silva, de 8 anos, em Catalão, na região sudeste de Goiás. De acordo com o delegado regional da cidade, Jean Carlos Arruda, testemunhas disseram que viram o suspeito com a garota no dia em que ela desapareceu.

?Um morador do bairro afirmou tê-lo visto andando com a criança durante a tarde de domingo. Outra testemunha alega também tê-lo visto saindo de uma construção, não o mesmo local onde foi encontrada a criança, mas ainda assim a testemunha estranhou o fato?, afirma o delegado.

O homem, de 37 anos, foi preso porque já tinha um mandado de prisão em aberto. Segundo a Polícia Civil, ele é usuário de drogas e tem várias passagens na polícia, inclusive por estupro. Após ser detido, o suspeito foi encaminhado à delegacia regional de Catalão. ?Ele alega que estava trabalhando, mas não conseguiu provar. Nos questionamentos feitos a ele, as respostas são vagas?, relata Arruda.

A Polícia Civil informa que já coletou material genético do suspeito para comparar com o coletado na vítima. O material será enviado para Goiânia, onde serão feitos os exames. Segundo a polícia, o prazo para que o resultado fique pronto é de 10 a 30 dias.

?Essa é a principal linha de investigação, mas não descartamos outras hipóteses. Vamos continuar investigando, inclusive a possibilidade de ser alguém próximo da criança?, afirma o delegado.

Crime

Yasmin foi encontrada morta na segunda-feira (9), em uma obra, um dia após ter saído da casa da avó para ir até a feira onde a mãe estava trabalhando. No entanto, a menina não chegou ao destino. Após o sumiço, familiares e policiais chegaram a procurá-la, mas não a encontraram.

Na segunda-feira, o pedreiro Luizmar Bernardes achou a menina morta na obra onde trabalha, no Bairro Paineiras. Ele lembra com tristeza do momento em que viu a menina. "Cheguei e nós [outros colegas] trabalhamos um pouquinho. Quando olhei lá dentro, me deparei com a criança morta lá e chamei outro colega meu para olhar. É triste de ver. A cena é lamentável."

O padrasto da vítima, Roberto de Sá Silva, contou que soube da morte por telefone. "Um tio meu estava ouvindo rádio e me ligou avisando que haviam encontrado uma menina morta. Fui para o local com minha esposa e, infelizmente, era ela."

O corpo de Yasmim foi enterrado no Cemitério São Pedro na manhã de terça-feira (10). Na despedida, o clima era de indignação e muita revolta. "Peço justiça, porque confio na lei", disse Andreia Luíza Souza, tia da menina.

A mãe da criança, Leidia Martins Pereira, afirmou que a garota passava várias horas por dia na rua. O Conselho Tutelar chegou a advertir a família um dia antes do desaparecimento e não descarta a possibilidade de responsabilizar a mulher por negligência.

Leidia afirmou ainda que, nos últimos dias, a filha apresentava um comportamento diferente. "De uns dois dias para cá, ela não estava bem e ficava na rua até as 23h30. Estava difícil [lidar] com ela. Ela estava nervosa, parece que sabia o que ia acontecer, desinquieta lá dentro de casa", relata.

A conselheira tutelar Almirinda de Fátima Carneiro informou que, um dia antes do desaparecimento, recolheu Yasmin na casa de desconhecidos e advertiu a mãe da menina. "No sábado, uma família me ligou dizendo que havia uma criança brincando com os filhos deles. Apareceu lá na casa e eles não sabiam o que fazer, visto que já havia cinco horas que a criança estava lá e ninguém a tinha procurado. Eles a teriam levado na casa da mãe, e ela não estava", afirma.

Almirinda foi ao local e conduziu Yasmin para a residência. Chegando lá, encontrou a mãe e perguntou por que a menina ficava tanto tempo na rua. "Ela disse que a criança costumava ficar na rua com o irmão menor. Ela foi advertida quanto a isso. Eu falei que ela seria encaminhada à nossa rede de proteção e também à equipe do Cras [Centro de Referência de Assistência Social], para fazer um trabalho com a família."

Segundo a conselheira tutelar, a criança já havia sido monitorada em duas outras ocasiões. "Em 2008, Yasmin foi acompanhada e, em 2011, as crianças (ela e o irmão) ficaram quatro meses abrigadas. Retornaram à família porque a mãe já estava preparada para receber os filhos", afirma Almirinda.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES