Polícia recebe equipamentos para investigação de crimes por arma de fogo

Investimento no Instituto de Criminalística foi de R$ 6 milhões, por meio de convênio com o Ministério da Justiça

Polícia recebe equipamentos para investigação de crimes por arma de fogo | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Secretaria de Segurança Pública inaugurou na manhã desta segunda-feira (16), no Instituto de Criminalística Vital Araújo, o Sistema Nacional de Análise Balística (SINAB), que visa ampliar a capacidade de resolução de crimes pela polícia Civil do Piauí. O SINAB é um convênio do Estado em parceria com o Ministério da Justiça para instalação de equipamentos de ponta de análise de crimes cometidos com arma de fogo. O investimento foi de R$ 6 milhões.

Participaram o secretário Chico Lucas, o delegado-geral da Polícia Civil Luccy Keiko e o administrador do SINAB e criminalista federal Lehi Sudy. “Trata-se de uma importante ferramenta no aperfeiçoamento da Polícia Científica, que vai ganhar mais autonomia para dar resposta aos questionamentos técnicos feitos tanto pela Polícia Civil (delegados e agentes) quanto pela Polícia Militar e outros órgãos”, afirmou o secretário Chico Lucas.

Polícia recebe equipamentos para investigação de crimes por arma de fogo - Foto: Ascom

De acordo com o criminalista federal Lehi Sudy dos Santos, o Ministério da Justiça está doando dos equipamentos por meio de cooperação técnica o sistema de identificação balística, em que serão cadastrados projetos provenientes de local de crime ou recuperado de cor e padrões de armas apreendidas, procurando ligações entre crimes praticados com a mesma arma ou a ligação entre  a arma com algum crime prévio que ela possa estar envolvida.

Polícia recebe equipamentos para investigação de crimes por arma de fogo - Foto: Ascom

O delegado-geral Luccy Keiko frisa que os novos equipamentos são extremamente importantes para as investigações. “Sabemos que a maioria esmagadora dos homicídios são cometidos com emprego de arma de fogo. Então, através da comparação balística, que esse sistema vai nos ajudar muito com a inteligência de banco de dados e certamente vamos aumentar o grau de resolutividade dos crimes, identificando criminosos que estão ainda soltos e possivelmente cometendo mais delitos. Essa ferramenta vai impactar muito especialmente nas investigações de crimes de homicídios”, explica o delegado-geral.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES