Policiais e Guarda vão a júri hoje acusados de matar 17 em chacina

O caso aconteceu há dois anos em São Paulo.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Dois policiais militares e um guarda-civil deverão ser julgados a partir da tarde desta segunda-feira (18) sob a acusação de participarem da chacina que há dois anos deixou 17 mortos e sete feridos em Osasco e Barueri, cidades da Grande São Paulo.

Segundo a acusação, os réus cometeram os crimes na noite do dia 13 de agosto de 2015 para vingar as mortes de um policial e de um guarda, que foram assassinados dias antes.

Os policiais militares Fabrício Emmanuel Eleutério, de 32 anos, Thiago Barbosa Henklain, de 30, e o guarda-civil municipal Sérgio Manhanhã, 43, devem ser julgados a partir das 13h no Fórum de Osasco. Mas, de acordo com o Tribunal de Justiça (TJ), o julgamento poderá durar de oito até 12 dias.

Os agentes respondem presos por homicídios dolosos (com intenção de matar) qualificados (por motivo torpe e recurso que dificultou a defesa da vítima), tentativas de homicídio e formação de quadrilha.

Procuradas, as defesas dos acusados alegaram que seus clientes são inocentes e pedirão a absolvição deles aos sete jurados. O Ministério Público (MP), responsável pela acusação, informou, no entanto, estar convicto da culpa dos réus.

Numa eventual condenação, a Promotoria estipula que a pena para cada um dos agentes possa chegar a aproximadamente 300 anos (a lei brasileira não permite que um alguém fique preso por mais de 30 anos).

O julgamento será conduzido pela juíza Élia Kinosita Bulman, que dará a sentença a partir da decisão da maioria dos jurados. Ao todo, 43 testemunhas, sendo 20 da acusação e o restante da defesa, foram chamadas para o julgamento.

Parentes dos acusados e das vítimas e a imprensa assistirão ao júri. Por questão de segurança, a rua em frente ao fórum será interditada para o trânsito de veículos. Familiares dos mortos planejam levar cartazes para protestar pedindo a condenação dos réus.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES