Policiais militares são impedidos de agir disfarçados em investigações de crimes civis

O auxilio dos “P2”, muitas vezes solicitados pelos delegados, foi considerado atividade de investigação policial, atribuição que de acordo com o Ministério Público compete a Polícia Civil.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Serviço Reservado da Polícia Militar é uma seção da PM dentro dos quarteis de Polícia em todo o Piauí.

Em Parnaíba, por exemplo, os PMs conhecidos como “P2” atuam disfarçados como cidadãos comuns e não utilizam farda, para assim se infiltrarem nas comunidades e obterem informações privilegiadas, que ajudam a desvendar ou até evitar crimes, bem como desarticular “esquemas” de tráfico de drogas. A partir de agora, as investigações e as ações do Serviço Reservado ficarão restringidas somente para os crimes militares.

O auxilio dos “P2”, muitas vezes solicitados pelos delegados, foi considerado atividade de investigação policial, atribuição que de acordo com o Ministério Público compete a Polícia Civil. A decisão do promotor Fernando Santos atende a uma solicitação do Sindicato dos Policiais Civis do Piauí (SINPOLPI).

Essa é uma das reivindicações da categoria no movimento conhecido como “Polícia Legal”. A justificativa é que o Reservado da PM estaria praticando desvio de função e contribuindo para o não aumento do efetivo da Polícia Civil.

“Dentre as várias denúncias que nós fizemos, uma delas foi exatamente à presença de Policial Militar apaisano fazendo trabalho de investigação, efetuando prisões, o que é uma ilegalidade. E em uma administração pública só se faz o que a lei determina ou autoriza. Então nós denunciamos porque isso se caracteriza uma usurpação de função”, afirmou o presidente do SINPOLPI, Cristiano Moraes, em entrevista.

Ainda segundo informações, o Comando Geral da Polícia Militar do Piauí resolveu não se pronunciar a respeito das restrições das atividades, informando apenas que a recomendação do Ministério Público foi repassada através de memorando ao comandante do Serviço Reservado do Piauí.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES