Policial civil que agrediu advogada é afastado das funções no Maranhão

O afastamento do policial civil foi confirmado pelo delegado Carlos Renato da Delegacia Regional de Pinheiro

policial | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O policial civil Rédison Menezes Costa foi afastado das funções após a agressão contra uma advogada no município de Pinheiro. A Polícia Civil do Maranhão (PC-MA) se manifestou por meio de nota e disse que está adotando todas as medidas cabíveis sobre os fatos.

Policial que agrediu advogada é afastado das funções no Maranhão

O afastamento do policial civil foi confirmado pelo delegado Carlos Renato da Delegacia Regional de Pinheiro.

Imagens de celular registradas pela vítima e por testemunhas mostram o policial civil e a advogada em uma discussão na noite da última sexta-feira (21). De acordo com testemunhas, a advogada, que se chama, Betty Maria Matos Aroucha, estava a caminho de São Luís, na companhia de outro advogado, quando se envolveu em um acidente de trânsito na Rua Deodoro da Fonseca, no Centro de Pinheiro.

Enquanto prestavam socorro à outra pessoa envolvida na colisão, os advogados foram surpreendidos pela aproximação de Rédison Menezes, que se identificou como policial civil.

Sobre isso, conforme a nota da PC-MA, mesmo de folga, um policial civil pode fazer a intervenção de um fato, isso inclui coletar dados preliminares, prestar os primeiros socorros até a chegada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), preservar o local do fato e acionar a presença de uma equipe da Polícia Militar.

No entanto, segundo mostram as imagens, Rédison Menezes começou a discutir com Betty Aroucha, falando palavrões e a ameaçando de prisão. Enquanto registrava as agressões verbais em vídeo e pedia respeito, a advogada foi agredida pelo policial civil com um tapa no pescoço.

Com relação a esta atitude do policial, a PC-MA disse na nota que será aberta uma sindicância junto à Corregedoria da Polícia Civil do Maranhão.

Além disso, “a instituição de segurança destaca que não compactua com condutas violentas e arbitrárias e apura todos os fatos à luz da verdade e da legalidade”, finaliza a nota. 

Leia a nota na íntegra:

"A Polícia Civil do Maranhão (PC-MA) informa que está adotando todas as medidas apuratórias cabíveis, acerca dos fatos envolvendo um servidor da instituição, em folga, e uma advogada, ocorrido na sexta-feira (21) na cidade de Pinheiro.

A PC-MA esclarece que, mesmo estando de folga, faz parte da conduta do policial civil fazer a intervenção de um fato, isso inclui coletar dados preliminares, prestar os primeiros socorros até a chegada do SAMU, preservar o local do fato e acionar a presença de uma equipe da Polícia Militar.

Com relação a conduta do agente de segurança, a PC-MA comunica que será aberta uma sindicância junto à Corregedoria da Polícia Civil do Maranhão.

Ademais, a instituição de segurança destaca que não compactua com condutas violentas e arbitrárias e apura todos os fatos à luz da verdade e da legalidade".

Após a agressão, Betty Aroucha registrou um boletim de ocorrência contra Rédison Menezes, pelos crimes de abuso de autoridade, injúria e lesão corporal praticada contra a mulher, por razões da condição do sexo feminino.

OAB pede abertura de inquérito policial 

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Subseção Pinheiro/MA, entrou com um pedido ao delegado plantonista da Delegacia Regional de Pinheiro para que o caso seja investigado.

No documento, assinado pelo presidente Rutterran Souza Martins, a OAB de Pinheiro solicita a "adoção de medidas enérgicas e efetivas, para a apuração de eventuais crimes de agressão e abuso de autoridade, dentre outros, cometidos pelo policial civil em desfavor dos advogados", além de pedir que sejam adotados "todos os meios legais para a devida apuração, com a instauração do inquérito policial e futuro indiciamento, para que o policial seja devidamente responsabilizado com os rigores penais e administrativos da lei".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES