Policial é investigado por agredir advogado com socos e chutes

O investigador Leonardo Tofeti agrediu brutalmente o advogado Lucas de Lima, após o homem questionar sua ação.

Momento em que investigador Leonardo empurra advogado no chão e começa a agredi-lo | Reprodução - Foto: Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após um caso de agressão ocorrido na última quarta-feira (5), a Corregedoria da Polícia Civil de Ribeirão Preto (SP) está apurando a situação do investigador Leonardo Tofeti, que foi visto agredindo e ofendendo o advogado Lucas de Lima Roberto. O caso ocorreu por volta das 17h30, na cidade de Batatais, no interior paulista. Algumas testemunhas que estavam no local gravaram Tofeti dando cabeçadas, tapas, socos e chutes em Lucas.

De acordo com informações da Polícia Civil de Batatais, o caso corre em segredo na Justiça e por isso não iriam se pronunciar sobre o ocorrido. A discussão ocorreu enquanto o advogado acompanhava o caso de um cliente que estava preso, suspeito de furtar peças de motos no pátio da delegacia da cidade. No dia, o investigador Leonardo, juntamente com outro agente policial, tentaram entrar na casa do rapaz acusado, localizada no bairro Antônio Romanholi.

Lucas ao ver ação perguntou ao investigador se ele tinha mandado judicial de busca e apreensão para realizar tal ação. Tofeti não gostou do questionamento e passou a xingar, ofender e agredir o defensor. Em vídeo, é possível notar que o policial parece estar bastante exaltado ao ser questionado, então parte para cima de Lucas, o empurrando com força no chão. Leonardo então chutou e deu socos na vítima, enquanto um outro homem presente tentou parar as agressões. 

Após isso, em um outro momento do registro, é possível ver que o investigador o empurrou contra uma parede, onde deu socos nas costelas e no peito do advogado, fazendo-o cair no chão novamente, além de ter tentado danificar o celular do mesmo. Após o ataque, o defensor recebeu atendimento médico e foi submetido a exame de corpo de delito. O policial civil deve responder a um processo por lesão corporal dolosa, além do abuso de poder. Podendo também ser alvo de uma ação judicial onde deverá pagar uma indenização por danos morais e materiais.

Mário Jesus de Araújo, presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) Seção de Batatais, disse em uma entrevista ao portal UOL, que ficou indignado com o ocorrido e afirmou que as agressões sofridas pelo advogado representam "um atentado ao Estado Democrático de Direito". De acordo com ele, é inadmissível que um advogado seja agredido, ainda mais sendo por um agente público, em pleno exercício de sua profissão. "Nada justifica uma atitude como esta. A agressão não foi só contra o defensor, mas contra a democracia também", lamenta.

Araújo afirmou em entrevista também que conhecia o investigador envolvido nas agressões, e que ele não tinha histórico para tal comportamento. "Eu conheço ele. Sempre foi tranquilo. Não tem o perfil de violento. Porém, nada justifica o que ele fez", completou. O advogado agredido também deu depoimento ao portal e afirmou que em nenhum momento teve a intenção de ofender o investigador, e que estava apenas cumprindo seu papel de defensor com profissionalismo. 

Atenção, imagens fortes.

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES