Prefeita no Equador é morta a tiros em mais um ataque contra políticos no país

O país, que enfrenta uma onda de violência nos últimos anos, está em estado de exceção desde janeiro após o governo declarar um conflito armado interno

Prefeita no Equador é morta a tiros em mais um ataque contra políticos no país | Reprodução de redes sociais
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A prefeita de uma cidade do Equador foi morta a tiros no fim de semana, afirmou a Polícia Nacional neste domingo (24). O país, que enfrenta uma onda de violência nos últimos anos, está em estado de exceção desde janeiro após o governo declarar um conflito armado interno contra gangues. Brigitte García, prefeita de San Vicente, na província de Manabí, foi assassinada juntamente com o diretor de Comunicação do município, Jairo Loor. Segundo as autoridades policiais, seus corpos foram encontrados dentro de um veículo na praia de Punta Napo. Ambos tinham marcas de balas que, ainda conforme a Polícia, teriam sido disparadas do interior do carro. Investigadores analisam o trajeto do automóvel, que era alugado.

FAMÍLIA HAVIA AVISADO SOBRE DESAPARECIMENTO: A imprensa local afirma que a família de García havia avisado policiais sobre o desaparecimento dela desde o sábado (23), ao meio-dia. A política tinha 27 anos e fazia parte do Revolução Cidadã, liderado pelo ex-presidente socialista Rafael Correa (2007-2017). "Se é tão difícil para nós, imagino como devem estar suas famílias. Não tenho palavras", escreveu Correa na rede social X. A ex-candidata à presidência Luisa González, do mesmo partido, disse estar em estado de choque. "Ninguém está seguro no Equador", afirmou.

ELEITA PREFEITA AOS 26 ANOS: Formada em enfermagem, García chegou à chefia do Executivo municipal de San Vicente no ano passado, aos 26 anos, foi a primeira vez que uma pessoa de Canoa, região rural da cidade, chegou ao posto. A política se orgulhava de ser a prefeita mais jovem do país e destacava essa informação nas redes sociais. Loor, por sua vez, era um jornalista que, antes de entrar para a política, havia trabalhado em alguns dos principais canais de televisão equatorianos, como Oromar TV, Ecuador TV e Capital Televisión. Nas eleições de 2023, foi assessor de imprensa de candidatos da Revolução Cidadã e, após a vitória de García, assumiu a Secretaria de Comunicação em San Vicente.

EQUADOR EM ESTADO DE EXCEÇÃO: Desde janeiro, quando foi declarado o estado de exceção, autoridades dizem ter realizado cerca de 165 mil operações e mais de 12 mil detenções, além de terem apreendido cerca de 65 toneladas de drogas, o que não foi suficiente para arrefecer a violência. No sábado, por exemplo, uma patrulha do Exército foi emboscada na província de Sucumbíos, na fronteira com a Colômbia, causando a morte de um soldado e ferindo outros três. Já na cidade andina de Latacunga, na região central, a polícia esvaziou um estádio onde estava sendo disputada uma partida de futebol profissional por causa de uma ameaça de bomba. Após a inspeção, os agentes encontraram no estacionamento uma mala com cinco cargas explosivas, que foram detonadas de forma controlada.

OUTRAS MORTES DE POLÍTICOS NO EQUADOR: García se junta a pelo menos seis políticos ou candidatos que foram assassinados desde o ano passado no Equador, Agustín Intriago (prefeito de Manta), Rider Sánchez (candidato à Assembleia Nacional), Omar Menéndez (candidato à Prefeitura de Puerto López), Julio César Farachio (candidato à Prefeitura de Salinas), Diana Carnero (vereadora de Naranjal) e Fernando Villavicencio (candidato à Presidência).

(Com informações da FolhaPress)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES