Prefeito e cinco indígenas são assassinados a tiros após evento na Colômbia

Eleito em 2019 pelo Partido Liberal, o prefeito Elme Abonía Rodríguez estava prestes a encerrar o mandato, que vai até 31 de dezembro.

Prefeito e cinco indígenas são assassinados a tiros após evento na Colômbia | eprodução X/@UltimaHoraCR
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O prefeito de Guachené, Elmer Abonía Rodríguez, e cinco indígenas foram assassinados com diversos tiros de arma de fogo nesta sexta-feira (22), no departamento de Cauca, no sudoeste da Colômbia. O crime ocorreu ao final de um evento público em uma área rural do município. A notícia foi divulgada pelo Ministério Público local nas redes sociais. 

Horas antes, uma comunidade indígena do povo Nasa, no município vizinho de Santander de Quilichao, foi abalada pelo massacre de cinco de seus membros, incluindo um menor de 15 anos. Por volta das 04h (09h no horário de Brasília), homens armados invadiram a casa do professor Jhon Freiman Ramos e atiraram em sua família, ceifando suas vidas.

Eleito em 2019 pelo Partido Liberal, o prefeito Elme Abonía Rodríguez estava prestes a encerrar o mandato, que vai até 31 de dezembro. Em setembro, o presidente denunciou uma “situação complexa de ordem pública” e pediu “apoio do governo e das forças públicas”.

Prefeito é assassinado em um dia violento na Colômbia | FOTO: @UltimaHoraCR

“As capacidades do município são insuficientes”, afirmou. Naquele mesmo mês, o vereador William Fory, que buscava a reeleição, foi assassinado.

COMERCIALIZAÇÃO DE DROGAS

A área concentra grande cultivo de drogas e ali operam dissidentes das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), negociando com o presidente Gustavo Petro após rejeitar o acordo de paz de 2016, que pretende extinguir completamente o último conflito armado interno no continente por meio de conversações de paz.

No entanto, a sua chamada política de “Paz Total” ainda não consegue parar a espiral de violência que envolve o país após o desarmamento das FARC. O chamado Estado-Maior Central, o principal grupo dissidente das FARC que opera na área, concordou no início do ano com um cessar-fogo com as forças estatais. A trégua permanece em vigor apesar de várias violações do cessar-fogo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES