Prefeitos são condenados à prisão por improbidade no PI

A ação contra Auricélio Ribeiro foi movida pelo Ministério Público Federal.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Ex-prefeito de Anísio de Abreu Auricélio Ribeiro e o prefeito do município de Aroeira do Itaim, Gilmar Francisco de Deus, foram condenados à penas de reclusão por improbidade administrativa. O primeiro recebeu pena de três meses de detenção e, Francisco de Deus, sete anos.

A ação contra Auricélio Ribeiro foi movida pelo Ministério Público Federal. Ele é acusado de não prestar contas de recursos transferidos pela União ao município. Seu processo corre desde 2009 mas, somente agora, o juiz da 3ª Vara Federal, Marcelo Carvalho Cavalcante de Oliveira concluiu o caso e emitiu a sentença. Porém, a pena de privação de liberdade foi substituída por regime aberto com pena alternativa e restrições de direitos que ainda serão estabelecidas pela Justiça.

Esta é a segunda condenação de Auricélio na Justiça Federal local. Nos dois casos cabem recurso. Mas caso ele seja condenado definitivamente, o ex-prefeito não poderá ocupar cargos públicos por um período de cinco anos e nem concorrer em eleições.

O caso de Gilmar Francisco de Deus é mais grave. Além de ter sido condenado pelo Tribunal Estadual de Justiça a sete anos e meio de cadeia, ele ainda foi afastado do cargo. A decisão aconteceu na sexta-feira (04) através do desembargador Erivan Lopes, que preside a Segunda Câmara Criminal do TJ.

A pena está prevista para ser cumprida inicialmente em regime semi-aberto, na penitenciária Major César. Mas ele poderá passar a fase de recurso em liberdade, porém, afastado do cargo de prefeito , o que deve acontecer na segunda-feira, data da publicação da sentença. Apenas com a condenação transitada em julgado ele, de fato, inicia o cumprimento da pena. (M.N.)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES