Preso troca de lugar com irmão na cadeia

Conseguiu enganar a segurança do Centro de Remanejamento de Segurança Prisional (Ceresp)

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Condenado por roubo, o detento Lázaro de Emanuel Raimundo, 30 anos, conseguiu enganar a segurança do Centro de Remanejamento de Segurança Prisional (Ceresp) da Gameleira, na região oeste de Belo Horizonte (MG), ao trocar de lugar com o irmão, Samuel Emanuel Raimundo, cuja idade não foi informada. A fuga aconteceu no último sábado e foi confirmada nesta quarta-feira.

Segundo a Secretaria de Defesa Social de Minas Gerais (Seds), eles não são gêmeos. Mesmo assim, Lázaro teria se aproveitado das semelhanças físicas com o irmão para escapar da cadeia, durante o período de visitas. Ainda de acordo com a secretaria, a troca só foi descoberta depois que agentes penitenciários escutaram, durante o banho de sol, na manhã de segunda, uma conversa entre alguns detentos sobre o assunto.

Após a desconfiança, Samuel foi submetido a um exame biométrico que confirmou a troca. Em seguida, ele foi levado até a 36ª Delegacia Seccional, na região do Barreiro, em Belo Horizonte. "O Samuel assinou o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), foi ouvido e liberado. Não foi preciso mantê-lo preso e agora ele tem que aguardar um chamado da Justiça", disse a delegada Fernanda Aparecida.

Um processo preliminar investigatório já foi aberto. A secretaria vai tentar, por meio de entrevistas, ouvir agentes e outras pessoas que passaram pela unidade prisional no último sábado para saber em quais circunstâncias a troca ocorreu.

A Seds informou ainda que, antes das visitas, é feito um cadastro dos visitantes, que devem apresentar cópia e original da carteira de identidade, além de comprovante de endereço e atestado de antecedentes criminais emitidos em data inferior a três meses.

O processo agora será encaminhado à Justiça Especial Criminal. Samuel pode responder pelo crime de promover ou facilitar a fuga de um detento. O ato, de acordo com o Código Penal, prevê pena de detenção por um período entre seis meses e dois anos. O irmão de Samuel, Lázaro, está desaparecido e é considerado foragido pela Justiça.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES