Presos acusados de matar prefeito no Rio

Foram apreendidos revólveres e pistolas e uma camisa que teria sido usada por um dos assassinos

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Seis homens foram presos na madrugada desta quarta-feira (29) sob suspeita de participação no assassinato do pai do prefeito de Guapimirim, o ex-deputado estadual Renato do Posto , em março deste ano. Segundo o delegado Márcio Caldas, titular da Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense, que coordenou a operação, os presos são três policiais militares, dois ex-pms e um policial civil.

Com eles foram apreendidos revólveres e pistolas, além de uma camisa que teria sido usada por um dos assassinos no dia do crime. As prisões ocorreram em pontos diferentes da Zona Oeste do Rio e da Baixada Fluminense: Bangu, Campo Grande; uma localidade em Caxias, Parque Lafayete, Parque Araruama e Guapimirim.

O crime

Renato do Posto foi morto no dia 12 de março com dois tiros que atingiram a cabeça e o peito. Os assassinos teriam rendido o caseiro do condomínio Parque das Águas, em Guapimirim, invadido a residência e amarrado a vítima antes de matá-la.

A família diz que o assassinato foi encomendado. Os investigadores acreditam que os suspeitos conheciam a rotina da vítima e seguem a mesma linha e acham que se trata de um crime com motivação política.

O caseiro explicou aos policiais como os dois criminosos o renderam. Segundo ele, os assassinos estavam encapuzados, de luvas e roupas que cobriam todo o corpo. O caso foi registrado na 65ª DP (Magé).

Controle político

Renato era pai do prefeito da cidade, Júnior do Posto, e irmão do ex-prefeito, Nélson do Posto, que atualmente é secretário de governo do município. A família mantém o controle político de Guapimirim há quase 20 anos. Desde 1990, quando a cidade foi emancipada, o grupo ganhou três eleições.

Na campanha de 2008, houve tumulto no município. Júnior do Posto entrou na disputa apenas um dia antes da votação , depois que o tio, Nelson do Posto, teve a candidatura cassada por supostas irregularidades. Os votos de Nelson foram para Júnior, que era o candidato a vice-prefeito pelo PTC.

O Tribunal Regional Eleitoral quis marcar uma nova disputa alegando que os eleitores não tiveram tempo de saber da mudança. Mas Júnior do Posto conseguiu uma liminar no Tribunal Superior Eleitoral e continua no cargo.

A irmã do atual prefeito, Renata do Posto, se elegeu deputada estadual pelo PTB no município. No entanto, ela teve o mandato cassado em 2008 por irregularidades com dinheiro do auxílio educação. Na época, ela negou as acusações.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES