Presos ligados ao Comando Vermelho tentam fugir pelo telhado de presídio no Ceará

Eles foram interceptados após serem flagrados pelo sistema de monitoramento quando escalavam a parede do presídio.

Eles foram interceptados após serem flagrados pelo sistema de monitoramento quando escalavam a parede do presídio. | FOTO: Reprodução/TV Verdes Mares
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Dez presos membros da facção criminosa Comando Vermelho tentaram fugir da Unidade Prisional Francisco Hélio Viana de Araújo, em Pacatuba, na região metropolitana de Fortaleza (CE), na tarde desta quinta-feira (14). Eles foram interceptados após serem flagrados pelo sistema de monitoramento quando escalavam a parede do presídio.

O QUE ACONTECEU: Os detentos teriam usado corda formada a partir de lençóis para escalar até o telhado. Eles vão responder administrativamente pela tentativa de fuga. As informações foram confirmadas ela Secretaria de Administração Penitenciária do Ceará. Conforme a Pasta, a facção a qual são membros é residida no Rio de Janeiro. 

Os presos, que não tiveram as identidades divulgadas, pertencem à ala 1 da unidade prisional. Na ocasião em que tentaram fugir, o grupo participava de um momento rotineiro de corte de cabelos, em um setor conhecido como "gaiola", entre as celas e o pátio destinado ao banho de sol dos detentos.

FUGA EM MOSSORÓ: Nesta quinta-feira, 14 de março, completaram-se 30 dias desde a fuga dos detentos Deibson Cabral Nascimento e Rogério da Silva Mendonça da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte. Mais de 600 homens integram as equipes de buscas, além de helicópteros, drones e cães. A falha administrativa tem sido alvo de questionamentos e comparações com penitenciárias estaduais. 

O coordenador do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRACO) do Piauí, delegado Charles Pessoa, em entrevista ao Podcast Ielcast, comentou sobre a importância das penitenciárias federais, “que é uma das principais ferramentas de combate às facções criminosas” no Brasil, pois estruturalmente, ela limita a comunicação entre os presos e familiares e advogados, assim como os próprios membros de facções. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES