Presos que estavam em contêineres devem ir para a domiciliar

O relator do recurso, ministro Nílson Naves, afirmou que, no Brasil, não são admitidas penas cruéis.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) concedeu prisão domiciliar a um acusado de homicídio que estava preso preventivamente em um contêiner no Centro de Detenção Provisória de Cariacica, no Espírito Santo.

A decisão, tomada por unanimidade pelos ministros da 6ª Turma do STJ, pode ser estendida "a todos que estiverem presos cautelarmente nas mesmas condições". Para os ministros, a prisão em contêiner é "desumana".

O relator do recurso, ministro Nílson Naves, afirmou que, no Brasil, não são admitidas penas cruéis. "É assegurado aos presos integridade física e moral", disse, citando a Constituição Federal.

A decisão do STJ foi comemorada entre os defensores de direitos humanos do Espírito Santo que recentemente fizeram uma denúncia contra o Brasil no Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas por causa das condições dos presídios naquele estado.

"É uma vitória. O tribunal está querendo fazer cumprir a Lei de Execução Penal", afirmou o representante do Centro de Defesa dos Direitos Humanos do município de Serra, Gilmar Ferreira de Oliveira.

Para ele, a prisão em contêiner é "inadequada" por causa da arquitetura da cela e do calor, agravados pela falta de higiene, superlotação e pelo agrupamento de presos independentemente do tipo de delito. Segundo ele, a prisão em contêiner é "ilegal" e configura "tortura".

O secretário de Justiça do Espírito Santo, Ângelo Roncalli, avaliou como positiva a decisão tomada hoje pelo STJ. "É algo positivo. O Poder Judiciário está dando solução ao problema da superlotação. É uma ação que dá resposta", afirmou. Na opinião do secretário, o Brasil caminha para ter alguma medida de "perdão de pena".

Vistorias do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (CDDPH) já haviam verificado a existência de presos em contêneres no presídio de Novo Horizonte. Essas celas, entretanto, já foram desativadas pela Secretaria de Justiça do Espírito Santo.

A decisão do STJ alcança todos os presos em condição cautelar do estado, ou seja, prisão temporária decretada pela Justiça antes do julgamento final. A prisão tem caráter de emergência e não significa que a pessoa presa seja culpada.

Segundo Gilmar Oliveira, há cerca de 500 presos em contêineres no presídio de Cariacica e mais de 100 detentas no presídio feminino de Tucum. Além do Espírito Santo, os estados de Mato Grosso, do Pará e de Santa Catarina fazem uso de contêiner para detenção de presos.

As mulheres presas em Tucum não são beneficiadas pela decisão, pois segundo a Secretaria de Justiça do ES, elas já foram condenadas e não estão em situação cautelar. Conforme o secretário Roncalli, antes de agosto as mulheres serão transferidas para um novo presídio.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES