Pressionado por juízes, governo do MA promete transferências de presos

Secretaria promete agilidade após críticas de associação de magistrados do Estado

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A lista completa com os nomes de todos os presos que devem ser transferidos do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís, deverá ser entregue até a próxima quinta-feira (16) à Corregedoria do TJ-MA (Tribunal de Justiça do Maranhão). A informação foi confirmada ao R7 pela assessoria da Sejap (Secretaria de Justiça e Administração Penitenciária) na manhã desta quarta-feira (15). O anúncio veio após o Executivo ter sido pressionado pelos juízes.

Na terça-feira (14), a Amma (presidente da Associação de Magistrados do Maranhão) divulgou nota em que criticou a demora do governo de Roseana Sarney em encaminhar os pedidos de transferências dos principais líderes das duas principais facções criminosas que disputam o controle do tráfico de drogas, e que estão presos em Pedrinhas.

Na semana passada, o secretário de Segurança Pública do Maranhão, Aluisio Mendes, disse ao R7 que ?a lista está pronta há muito tempo? e que as transferências poderiam ocorrer ?até o fim da semana?, o que não ocorreu. De acordo com o presidente da Amma e juiz titular da 6ª Vara Cível, Gervásio dos Santos Júnior, nenhum pedido havia sido recebido até as 12h de terça-feira, e que a situação só mudou quatro horas depois, após a nota da associação, quando os primeiros pedidos começaram a chegar. A postura dos magistrados se deveu a não permitir o que ele chamou de ?transferência de responsabilidade?.

? Na semana passada, o Executivo disse ?nós temos a lista?. Em uma reunião que tivemos na sexta-feira, eles disseram que essa lista seria encaminhada ainda na sexta-feira. Não foi feito. O que a sociedade iria pensar? Que a lista teria sido apresentada e o Judiciário é que ainda não se pronunciou. Iria ser debitado na nossa conta, seria o processo natural, por isso fizemos o alerta. Ainda bem que logo depois os nomes começaram a chegar ontem, e a gente está tentando é que em menos de 24 horas o Judiciário faça a sua parte. Não haverá demora por parte do Judiciário nesse processo.

Questionada pela reportagem acerca da velocidade no andamento das solicitações para transferências de detentos de Pedrinhas, a assessoria da Sejap não soube informar o motivo da lentidão. Para o presidente da Amma, a priorização na análise dos pedidos por parte do Judiciário, que levará em conta não só nos nomes de quem seriam os detentos transferidos, mas também a argumentação para tais solicitações, deverá trazer uma definição para o caso em 24 horas. Contudo, a data das transferências para presídios federais será definida pelo Executivo.

A quantidade de presos a serem transferidos também será mantida em sigilo, por questões de segurança. Santos Júnior revelou ter a informação, repassada pelo Ministério da Justiça, de que 50 vagas em presídios federais do País foram disponibilizadas, mas isso não significa que o número total será aproveitado. Anteriormente, falava-se em um número ?entre 23 e 24 presos transferidos?, conforme comentou o juiz da 2ª Vara de Execuções Penais, Fernando Mendonça.

Para debelar crise, associação se mostra favorável às transferências

Falando em nome da associação de magistrados, o juiz Gervásio dos Santos Júnior se mostrou favorável às transferências de presos do Complexo de Pedrinhas. Embora reconheça e concorde com as opiniões de colegas de magistratura e de setores da sociedade civil, como o Sindspem (Sindicato dos Servidores do Sistema Penitenciário do Estado do Maranhão), que acreditam que transferir detentos não resolve e até agrava o problema da violência nas prisões, ele acredita que o momento pede essa ação.

? A associação se posicionou favorável às transferências. Isso não é algo positivo, mas em um momento de crise, para debelá-la, é uma opção. Acho que essa medida em si não deveria ser adotada em situações de normalidade. Concordo com os argumentos das pessoas que se posicionaram com essas justificativas, não é algo positivo. Mas é preciso entender que não estamos em situação de normalidade. Na atual situação, muitas vezes se exige uma medida diferenciada. É essa a questão.

Santos Júnior opinou também sobre outras possibilidades já sugeridas, como o uso da penitenciária feminina de Pedrinhas para diminuir o caos encontrado no CDP (Centro de Detenção Provisória) do complexo. Na visão do presidente da Amma, é mais interessante buscar outras alternativas.

? É uma alternativa, mas a que custo? Para utilizar o presídio feminino você teria que remover as detentas para um outro espaço. Não existe esse local. Daí você teria que colocá-las em prisão domiciliar. Agora, veja, embora o número de presas não seja elevado, veja a mensagem que isso passa para a sociedade. É uma opção, mas será a melhor? Reconheço inclusive a justificativa para essa sugestão. Mas temos que nos equilibrar com as medidas e com a percepção da sociedade para elas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES