Policiais Rodoviários Federais realizaram a apreensão de 20,62 m³ de madeira que estava sem a devida documentação ambiental. Os policiais identificaram o crime ambiental, na cidade de Valença do Piauí, na BR 316, na noite de ontem (21), ao abordar a carreta VW/24.280 CRM 6X2, conduzido por um homem de 43 anos.

A carga vinha de Belém/PA e seguia para Tobias Barreto/SE e, segundo o condutor, ele faz o transporte com frequência e não sabia da necessidade de documentação ambiental.

PRF apreende madeira ilegal em Valença do Piauí- Foto: DivulgaçãoPRF apreende madeira ilegal em Valença do Piauí- Foto: Divulgação

A carga de madeira e o veículo estão à disposição do órgão ambiental (IBAMA), para os procedimentos cabíveis. O condutor assinou o termo circunstanciado de ocorrência e se comprometeu a comparecer em audiência judicial na comarca da cidade de Valença do Piauí/PI para prestar esclarecimentos da prática delituosa.

Conforme o Código Ambiental, a documentação ambiental deverá acompanhar a madeira até o beneficiamento final, desta forma, faz-se necessário estar acompanhada durante todo o trajeto da carga. A ausência de documentação ambiental torna ilegal o transporte da madeira