Promotor do caso Mércia diz que vigia mentiu no segundo depoimento

No dia 7 de dezembro de 2010, a Justiça de Guarulhos decretou a prisão preventiva de Mizael e de Evandro

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O promotor responsável pelo caso da morte da advogada Mércia Nakashima, Rodrigo Merli Antunes, disse nesta quinta-feira que o vigia Evandro Bezerra Silva, acusado de envolvimento no assassinato, mentiu no segundo depoimento que prestou à polícia. Preso no último sábado, Evandro deu novos detalhes sobre o crime. Ele admitiu que encontrou com o policial aposentado Mizael Bispo de Souza no dia do assassinato, mas negou participação no crime.

"Eu vejo que ele (Evandro) acusa o Mizael e tenta tirar sua parcela de responsabilidade. Ele fez isso para reforçar a acusação contra o Mizael, mas na parte em que ele tenta se eximir, para mim ficou bem claro que ele está mentindo. O que ele afirma, nós temos provas técnicas que desmentem. No dia 23 (de maio de 2010, dia do assassinato), ele se comunicou com o Mizael por 19 vezes, segundo o rastreamento do celular", disse Rodrigo Merli Antunes.

O promotor também assegurou que Evandro não diz a verdade quando afirma que ficou em um posto de gasolina durante todo o dia do homicídio. "Isso não bate com as provas que temos. As antenas de celular indicaram que ele estava no mesmo bairro que a Mércia o dia todo. Os dois (Evandro e Mizael) sabiam onde ela estava e estavam no seu encalço."

Para Rodrigo Merli Antunes, o vigia está tentando delatar Mizael com o objetivo de reduzir sua pena. "Mas isso não caracteriza delação premiada", disse o promotor. "Na delação premiada, além de delatar, a pessoa tem que assumir sua parte da responsabilidade. O que me parece é que ele está tentando tumultuar", completou.

Depoimento

Evandro Bezerra Silva foi preso no último sábado, em Alagoas. Em seu depoimento, que foi gravado pela polícia e pelo Ministério Público (MP) por precaução, ele relembrou a noite do assassinato, quando disse ter ido buscar Mizael perto da represa de Nazaré Paulista, sem saber o que acontecia: "eu não sabia o que estava acontecendo. Ele estava em uma festa com amigos e sem o carro. Disse que os amigos foram embora e deixaram ele lá", declarou.

O vigia afirmou que Mizael portava duas armas na noite do crime. "Era um 38 e uma pistola. Eu sei que ele estava com as duas armas dele", relatou. Depois de preso e libertado, Evandro teria ouvido ainda uma conversa entre Mizael e o irmão sobre o local em que o corpo e o carro de Mércia foram encontrados, na represa de Nazaré Paulista. "Eles disseram que não teriam que deixar o carro ali, tinha que ter puxado o carro mais para frente. Não era para deixar o carro naquele lugar, onde era raso e a água ia baixar. Depois, deu no que deu".

O caso Mércia

A advogada Mércia Nakashima, 28 anos, desapareceu no dia 23 de maio de 2010 e foi encontrada morta no dia 11 de junho, em uma represa em Nazaré Paulista, no interior de São Paulo. A perícia apontou que ela levou um tiro no rosto, mas morreu por afogamento quando seu carro foi empurrado para a água. O principal suspeito do crime é o ex-namorado de Mércia, o policial aposentado Mizael Bispo de Souza, que não aceitaria o fim do relacionamento. O vigia Evandro Bezerra Silva é suspeito de ter auxiliado Mizael no crime.

Logo após a morte de Mércia, Evandro teria fugido para Sergipe, onde foi preso em julho do mesmo ano. Em um primeiro momento, ele disse ter ajudado Mizael a fugir, mas voltou atrás depois, alegando ter sido torturado para confessar o crime. Rastreamento de chamadas telefônicas feito pela polícia com autorização da Justiça colocariam os dois na cena do crime, de acordo com as investigações. Além disso, a polícia encontrou nos sapatos do ex-policial pequenas manchas de sangue, fragmentos de osso e chumbo, além de uma alga presente na represa. Mizael chegou a ter a prisão decretada em agosto, mas o mandado foi revogado dias depois. No mesmo mês, Evandro foi solto. Ambos negam todas as acusações.

No dia 7 de dezembro de 2010, a Justiça de Guarulhos decretou a prisão preventiva de Mizael e de Evandro, e determinou que ambos fossem levados a júri popular pelo crime. O ex-namorado de Mércia foi denunciado por homicídio triplamente qualificado (motivo torpe, emprego de meio cruel e mediante recurso que dificultou a defesa da vítima) e ocultação de cadáver. O vigia foi denunciado por homicídio duplamente qualificado (emprego de meio insidioso ou cruel e mediante recurso que tornou impossível a defesa da vítima) e ocultação de cadáver



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES