Promotoria denuncia 12 à Justiça por morte de jovem no Hopi Hari

Indiciados podem responder processo por homicídio culposo

Gabriela Yukari Nichimura, de 14 anos | Arquivo Pessoal
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Ministério Público informou na manhã desta quarta-feira (9) que ofereceu denúncia à Justiça contra 12 pessoas como responsáveis pela morte de Gabriela Yukari Nichimura, no parque de diversões Hopi Hari, em Vinhedo (SP), em fevereiro deste ano. Entre os denunciados estão o presidente do parque, Armando Pereira Filho, e o gerente geral de Manutenção e Projetos, Stefan Fridolin Banholzer. Segundo o promotor criminal Rogério Sanches, o presidente foi "omisso" em relação à falha na cadeirinha onde a adolescente sentou. O parque sabia que uma peça chamada articulador foi retidada da cadeira onde Gabriela sentou. Isso possibilitou o acidente, segundo o MP.

Se a Justiça aceitar a denúncia, as 12 pessoas podem ser indiciadas por homicídio culposo, quando não há intenção de matar, com pena de 1 a 3 anos de prisão, caso sejam condenadas. O MP pediu ainda que a pena seja aumentada em um terço porque os funcionários do parque não cumpriram regras de segurança das profissões que desempenham. O relatório do MP com a denúncia foi entregue na 1ª Vara Criminal de Vinhedo às 9h desta quarta-feira pelo promotor Rogério Sanches.

A Promotoria decidiu que não vai apresentar denúncia contra o vice-presidente do Hopi Hari, Claudio Luis Pinheiro Guimarães, por desempenhar apenas funções comerciais, e o técnico em Eletrônica e Eletrotécnica, Rodolfo Rocha de Aguiar Santos, que comunicou a supervisão sobre a falha na cadeira.

Eles estavam na lista de indiciados pelo delegado Álvaro Santucci Noventa Júnior após a conclusão do inquérito. O MP acrescentou três nomes, os dos gerentes de operações Flávio da Silva Pereira e Fábio Ferreira da Silva, e da operadora Amanda Cristina Amador, que não foram citados na relação da Polícia Civil. No dia 17 de abril, o delegado Álvaro Santucci Noventa Júnior indiciou 11 pessoas também por homicídio culposo pelo acidente ocorrido no brinquedo.

O advogado da família de Gabriela Yukari Nichimura, Ademar Gomes, acompanhou a coletiva à imprensa do Ministério Público e disse que está satisfeito com a lisura do trabalho da Promotoria e da Polícia Civil. O advogado informou ainda que aguardava a apresentação de denúncia à Justiça para protocolar pedido de indenização por danos morais de R$ 2 milhões à diretoria do Hopi Hari e outra de R$ 1 milhão à Prefeitura de Vinhedo por considerar que não houve fiscalização por parte da administração municipal no parque.

O advogado de defesa do parque, Alberto Zacharias Toron, disse ao G1 que ainda não teve acesso à denúncia e que por isso não vai se manifestar sobre o assunto por enquanto. De qualquer forma, Toron adiantou que a exclusão dos nomes do vice-presidente do parque, Claudio Luis Pinheiro Guimarães, e do técnico em Eletrônica e Eletrotécnica, Rodolfo Rocha de Aguiar Santos, já é um avanço.

Veja lista das pessoas denunciadas pelo Ministério Público

Marcos Antônio Tomaz Leal ? Atendente de Operação

Vitor Igor Spinocci de Oliveira ? Atendente de Operação

Edson da Silva ? Atendente de Operação

Amanda Cristina Amador - Operadora

Lucas Martins Figueiredo ? Supervisor de Operações (Atendente Sênior)

Adriano César de Souza ? Técnico de Manutenção Mecânica

Luiz Carlos Pereira de Sousa ? Sênior Mecânico

Juliano Ambrósio ? Técnico de Manutenção/Formação em Mecatrônica

Flávio da Silva Pereira - Gerente de Operações

Fábio Ferreira da Silva - - Gerente de Operações

Stefan Fridolin Banholzer ? Gerente Geral de Manutenção e Projetos

Armando Pereira Filho ? Presidente do Hopi Hari



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES