Radialista tira fotos de sala de prova do Enem e vai parar na delegacia; veja

O homem foi liberado porque não cometeu nenhum crime.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um radialista que tirou fotos de uma sala na qual era realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em Unaí (MG), teve que prestar esclarecimentos à Polícia Civil neste domingo. Segundo um membro da delegacia do município, que pediu para não ser identificado, o homem foi liberado porque não cometeu nenhum crime.

O radialista foi citado mais cedo em uma entrevista coletiva do ministro da Educação, Aloizio Mercadante, que disse que o homem havia saído algemado da escola porque havia cometido crime. Segundo o membro da delegacia, o homem não foi algemado, apenas foi conduzido à delegacia, nem cometeu crime.

"Seria crime apenas se ele tivesse informações privilegiadas, como o gabarito, a prova. Ele não tinha gabarito, nem nada. Ele apenas tirou fotos do local de prova. (...) É um problema sim (tirar as fotos), mas não criminal", diz.

Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado há 15 anos e se consolidou como um dos índices de avaliação da educação brasileira e também como principal meio de acesso às universidades públicas do Brasil. Atualmente, apenas duas das 10 principais instituições federais ainda não adotaram a prova para ingresso por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) ? situação que, seguindo a tendência atual, deve atingir 100% de adesão nos próximos anos.

Em 2013, foram mais de 7 milhões de inscritos, que podem concorrer a cerca de 1,1 milhão de vagas em instituições públicas e privadas por meio do Sisu, do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

As provas ocorreram neste fim de semana, sábado e domingo. No primeiro dia, foram aplicados os testes de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Os candidatos tiveram quatro horas e trinta minutos para resolver as questões. Já no segundo dia foram resolvidas as questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias e Redação. No domingo, em virtude da Redação, os candidatos tiveram uma hora a mais para terminar o exame.

O gabarito oficial do Enem 2013 será divulgado na página do Inep, órgão responsável pela realização do exame, até o dia 30 de outubro. Até lá, você pode conferir abaixo a correção comentada pelos professores do Cursinho da Poli, ou neste link o gabarito extraoficial de todas as provas sugerido pelos professores do Sistema Ari de Sá, que também comentam as provas em vídeo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES