Rapaz filmado durante roubo e ferido por PM em SP é transferido para cela

Ele será transferido para o CDP de Itapecerica da Serra nesta sexta (18).

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O rapaz flagrado em um vídeo tentando roubar uma moto e sendo baleado por um policial recebeu alta do Hospital do Tatuapé, na Zona Leste de São Paulo, na tarde desta quinta-feira (17), informou a Secretaria Municipal de Saúde. Leonardo Escarante Santos, de 18 anos, que foi preso em flagrante e estava sob escolta policial, foi levado para a carceragem do 31º DP (Vila Carrão). Segundo a Polícia Civil, ele será transferido para o Centro de Detenção Provisória (CDP) de Itapecerica da Serra, na região metropolitana, na manhã desta sexta-feira (18).

A vítima postou um vídeo na internet mostrando a tentativa de roubo a uma motocicleta no sábado (12) e a ação de um policial que evitou o crime ao atirar no criminoso. As imagens foram registradas por uma câmera instalada no capacete do motociclista, que é segurança.

A Polícia Militar (PM), a ação foi "legítima".

O motociclista foi abordado por volta das 14h por dois jovens que estavam em outra moto na esquina das avenidas Doutor Assis Ribeiro e Gabriela Mistral. Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP-SP), um dos criminosos era Leonardo Escarante, que estava na garupa e apontou o revólver 38 para o motoqueiro. ?Dá o alarme, dá o alarme?, afirmou o criminoso na abordagem. A vítima prontamente desceu do veículo e entregou a moto.

Quando Escarante subiu na moto roubada, um modelo Hornet, o policial que voltava para casa desceu de seu veículo particular que estava parado no cruzamento. Dois tiros foram disparados, sendo que um deles atingiu o abdômen do criminoso. Ele foi levado ao pronto-socorro do Tatuapé, onde passou por uma cirurgia e a bala foi retirada.

"Dei muita sorte de ter um policial ali naquela hora e bem posicionado", afirmou o motociclista. O segurança afirma que leva uma câmera em seu capacete para divulgar pela internet sua rotina e os passeios que faz.

Ação policial

Segundo a Polícia Militar, o policial de 45 anos havia atuado na Operação Delegada, bico oficial que a categoria presta para a prefeitura de São Paulo para fiscalizar atividades como o comércio ambulante. Segundo a PM, uma análise preliminar do vídeo mostra que a ação foi ?legítima e correta?. O criminoso aparece com um dos braços estendidos ao policial e estaria segurando o revólver.

?O policial, cumprindo seu dever, saiu de seu carro para ajudar a vítima. Ao intervir na ocorrência, percebeu o criminoso apontando a arma em sua direção e efetuou dois disparos com sua pistola ponto 40, atingindo-o no abdômen e em uma das pernas?, informou a PM por meio de nota. ?O oficial demonstrou preparo e compromisso com a causa pública?, complementou a polícia.

O comparsa de Leonardo conseguiu fugir. O caso foi registrado no 10º Distrito Policial, na Penha, como tentativa de roubo de veículo e lesão corporal decorrente de intervenção policial.

A moto da vítima foi apreendida e devolvida ao dono. O revólver do suspeito, que tinha a numeração raspada, foi recolhido para perícia juntamente com a pistola .40 do policial. Também foram apreendidos R$ 177 que o criminoso levava. A Polícia Civil solicitou exames residuográficos ao PM e a Leonardo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES