Recém-nascido é encontrado ainda com cordão umbilical em beco no Pará

Moradores que encontraram o bebê iniciaram os procedimentos de primeiros socorros antes da chegada dos bombeiros

Recém-Nascido é encontrado em beco no Pará | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na madrugada do último sábado (26), um bebê recém-nascido foi encontrado em cima de um saco de cimento, na cidade Capanema, noroeste do Pará. De acordo com informações da Polícia Militar, a criança ainda estava com o cordão umbilical, suja de terra e com o corpo tomado por formigas, o que demonstra que já estava há um tempo ali.

Um morador vizinho do local, ouviu barulhos que assemelhavam a gemidos, e foi verificar o que poderia ser. Ao chegar no local se deparou com um recém-nascido, logo comunicou aos demais vizinhos que deram início aos primeiros socorros , aquecendo o bebê com uma manta. Segundo eles, a criança estava sem qualquer proteção.

"Recolhi do chão e fiquei com ele no colo tentando aquecê-lo até chegar o socorro. Nesse momento ele chorava muito e quando o segurei ele só gemia de frio", disse uma moradora.

Após receberem um alerta sobre um bebê abandonado, equipes de policiais e bombeiros chegaram ao local aproximadamente cinco minutos após o acionamento. A criança foi levada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da localidade, apresentando um quadro de hipotermia moderada, com a temperatura corporal aferida em 33ºC - sendo que a hipotermia grave é caracterizada por temperaturas inferiores a 32ºC. Apesar disso, o bebê foi avaliado como saudável, apresentando um peso de 2,950 kg.

O recém-nascido permanece na UPA sob cuidados da equipe médica e da assistente social da unidade.

"Sou mãe e foi muito angustiante passar por isso. Foi muito difícil saber que se tratava de um bebê. Fiquei muito aflita e nervosa, meu instinto foi acolhê-lo imediatamente e aquecê-lo", conta disse outra moradora.

A Delegacia de Capanema está conduzindo investigações para identificar o indivíduo responsável por abandonar o bebê, conforme divulgado pela Polícia Civil. Os moradores que encontraram a criança relataram que forneceram doações de fraldas, vestuário e leite, e destacaram a existência de interessados em adotar o bebê.

A Secretaria de Saúde de Capanema comunicou que o estado de saúde do bebê é estável. Ele passou por uma avaliação realizada por um pediatra e está sendo observado por um período de 12 horas, e será supervisionado pela Secretaria de Assistência Social, seguindo o protocolo adequado. A adoção seguirá o processo regulamentar e respeitará a fila de adoção estabelecida.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES