Redação “nota mil” no Enem 2023 vira caso de polícia e acende alerta

Na última quarta-feira (17), foi descoberto que, na verdade, a nota que consta no INEP é 680.

Redação “nota mil” no Enem 2023 vira caso de polícia e acende alerta | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta sexta-feira (19), a Polícia Civil de Pernambuco abriu um inquérito para apurar um caso envolvendo, até então, um dos 60 candidatos nota mil na redação do Enem - Exame Nacional do Ensino Médio, em todo o País. No dia 17 de janeiro, foi divulgado o resultado, e Igor Kleyverson da Silva, de 23 anos, teria alcançado a nota. Porém, o resultado pode ter sido hackeado. 

Sem repassar detalhes, a corporação disse, por nota, que "está investigando o caso que aconteceu no dia 17 de janeiro, no bairro do Viradouro, em Escada". Também afirmou que "as diligências já foram iniciadas e seguem até completa elucidação do caso".

No início da semana, Igor apareceu nas redes sociais em todo o Brasil por causa da nota na redação. Na última quarta-feira (17), foi descoberto que, na verdade, a nota que consta na página do Participante do INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, é 680, sendo eliminado do ranking. 

Ainda na quarta-feira, Igor veio a público para contar o que tinha ocorrido. Por meio de um vídeo no Instagram, o estudante alegou que pode ter sido vítima de um hacker ou de um erro no sistema do Inep.

Igor veio a público para contar o que tinha ocorrido | FOTO: Reprodução

Em contrapartida, o Inep informou que “a base de dados com os resultados das redações do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 é a mesma desde a publicação no ambiente de administrador da Página de Participante, que ocorreu em 15 de janeiro de 2024 para a divulgação realizada no dia seguinte”. 

O jovem enviou capturas de tela das notas antes e depois da suposta alteração. Não somente a nota da prova de redação estava diferente, como as das áreas de conhecimento Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, que foi de 594,4 para 634,4 e Matemática, que subiu de 632,5 para 917,5.

O diretor do curdo preparatório onde Igor foi aluno removeu as postagens em homenagem ao jovem. Na terça-feira (16), o instituto fez publicações referentes à nota do vestibulando. Questionado sobre os métodos de segurança a serem tomados de agora em diante, o curso informou que irá utilizar o acesso do aluno para evitar erros como este. Anteriormente, os estudantes apenas enviavam uma foto das notas.

“O Fábrica Concursos, por meio do seu departamento jurídico, está aguardando as apurações dos fatos que aconteceram nas últimas 24h, envolvendo um ex-aluno. Ao serem apurados todos os fatos, e sendo provado qualquer fato contrário fora da lei, tomaremos as medidas cabíveis. Ressaltamos que tivemos um resultado excelente nas redações, com + de 45 notas acima de 800 pontos, número recorde na nossa região. Qualquer retratação será feita mediante ordem superior, sempre agindo de forma correta, dentro da lei, com toda credibilidade e seriedade que prezamos”, disse o curso por meio de nota.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES