Relator da ONU chega ao País para investigar violência policial

Relator da ONU chega ao País para investigar violência policial

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Organiza??o das Na?es Unidas (ONU) vai tentar manter ao m?ximo a confidencialidade durante a visita ao Brasil do relator para execu?es extrajudiciais, Philip Alston, cuja chegada est? prevista para o fim da tarde deste s?bado, 3, ao Pa?s.

Alston ter? duas agendas: uma, organizada pelo governo brasileiro a pedido do relator, incluir? contatos com governadores e autoridades judici?rias dos Estados visitados. Outra, em que os contados ser?o feitas com representantes da sociedade civil, ONGs e pessoas das comunidades afetadas pela viol?ncia, n?o foi divulgada nem mesmo para o Minist?rio das Rela?es Exteriores.

Uma das preocupa?es da ONU, no caso da visita de Alston, ? evitar que possam ocorrer casos como o do assassinato do desempregado Fl?vio Manoel da Silva, 24 anos, h? tr?s anos. Silva foi morto cinco dias depois de conversar com a representante da ONU Asma Jahangir, que estava no Pa?s para investigar casos de execu??o sum?ria - o mesmo que far? Alston agora. O desempregado, que havia conversado reservadamente com Asma em Itamb? (PB), foi assassinado antes mesmo da representante da ONU deixar o Pa?s.

Alston chega em S?o Paulo, onde dever? ficar at? ter?a-feira. De l?, segue para o Rio de Janeiro. No s?bado, o representante da ONU segue para Pernambuco. No dia 12 de novembro, a visita se encerra em Bras?lia, onde Alston dever? falar com a imprensa sobre o que viu no Brasil. N?o est? previsto nenhum encontro com o presidente Luiz In?cio Lula da Silva, mas o relator dever? conversar com ministros do Supremo Tribunal Federal, parlamentares e comandantes das For?as Armadas.

A ONU vem enviando ao Brasil, nos ?ltimos meses, constantes pedidos de explica??o ao governo federal sobre suspeitas de execu?es feitas por agentes p?blicos, mas nem todas s?o respondidas. Um dos temas que dever?o ser tratados na visita de Alston ? a opera??o da pol?cia no Rio de Janeiro feita em junho no Morro do Alem?o. Relat?rio da Secretaria Especial de Direitos Humanos apontou execu??o sum?ria no caso de alguns dos 19 mortos na opera??o.

O relat?rio de Alston ser? apresentado ao Conselho de Direitos Humanos da ONU em alguns meses. A inten??o do relator ?, principalmente, verificar a capacidade do sistema judicial brasileiro de impedir mortes cometidas por agentes de seguran?a.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES