Rio: oficiais da PM podem protestar por aumento

Rio: oficiais da PM podem protestar por aumento

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Insatisfeitos com seus sal?rios, oficiais da Pol?cia Militar planejam levar no domingo centenas de pessoas a passeata na Praia de Ipanema, zona sul da cidade.

A manifesta??o ? para cobrar promessa de campanha do governador S?rgio Cabral e a proposta foi defendida nesta quarta-feira pelo presidente da Associa??o dos Oficiais Militares Estaduais do Rio de Janeiro (AME-RJ), coronel Dilson Ferreira Andrade.

Ele explicou que o objetivo ? a equipara??o salarial com os policiais civis, que chegariam a ganhar o dobro de um PM, em fun?es equivalentes: um coronel em final de carreira receberia cerca de R$ 5,5 mil e um delegado, perto de R$ 12 mil.

"N?s queremos que o governador sinalize, objetivamente, que vai cumprir essa promessa de equipara??o salarial, at? o final de seu governo", disse Andrade.

Por meio de sua assessoria de comunica??o, a Secretaria de Seguran?a do Estado afirmou que o direito de manifesta??o ? livre, desde que os oficiais n?o extrapolem os limites de respeito ?s institui?es e evitem excessos. Como exemplo, citou os cometidos por policiais civis, que em agosto do ano passado chegaram a pedir esmolas em sinais de tr?nsito, durante protesto por melhores sal?rios. Informou ainda que, por enquanto, n?o h? recursos para conceder aumento salarial aos oficiais.

O secret?rio estadual de Seguran?a, Jos? Mariano Beltrame, disse n?o ver motivos para a manifesta??o, pois vem lutando por recursos, junto com o governador, para atender ? categoria. "Acho que isso n?o pega bem para uma institui??o como a PM, mas ? um direito que eles t?m e n?o vivemos mais no tempo da morda?a", afirmou.

A manifesta??o na Praia de Ipanema ser? definida nesta quinta-feira, em reuni?o na sede da associa??o dos oficiais, e depender? da resposta do governo estadual ?s reivindica?es da categoria. Segundo o presidente da AME-RJ, s?o cerca de 6 mil oficiais na ativa, de tenentes a coron?is, al?m de 3 mil bombeiros. A esse contingente soma-se o de oficiais inativos, chegando a um total de 18 mil militares que seriam beneficiados com o aumento salarial.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES