Roubo de veículos aumenta 70% no Estado do Piauí

O episódio aconteceu em meados de dezembro, e até hoje ela não teve o veículo recuperado. Descrente em reaver o veículo, hoje A.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Durante uma pausa para o almoço, que terminou em muita frustração, a publicitária A. B. teve o carro roubado por dois bandidos armados. Mesmo sob pedidos desesperados por calma, um dos meliantes puxou a jovem pelo braço, a empurrou para fora do veículo e saiu cantando pneus.

Ao se encaminhar para o Distrito Policial e registrar a ocorrência, ela descobriu que aquele era o vigésimo carro roubado no mesmo dia somente em Teresina. O episódio aconteceu em meados de dezembro, e até hoje ela não teve o veículo recuperado. Descrente em reaver o veículo, hoje A.

depende de caronas e do transporte público para se deslocar pela cidade.
O episódio da publicitária certamente é compartilhado por uma série de habitantes da cidade. Roubos de veículos são cada vez mais comuns e segundo dados da Polinter, o número de veículos roubados subiu quase 70%, no Piauí.

Estimativas extraoficiais dão conta que só em 2015 já foram 342 veículos tomados à força de seus donos, e a maioria deles é usada para cometer delitos.

Quando saem do Estado, geralmente são destinados para pequenas cidades do interior - geralmente no estado do Maranhão - onde a fiscalização é praticamente inexistente.

“Me deram a esperança de achar, me disseram que 99,9% dos veículos eram encontrados”, lembra a publicitária. A Polícia Civil, em conjunto com Polícia Rodoviária e Polícia Militar, trabalha ativamente na recuperação de veículos furtados, mas o número de carros e motos apreendidos ainda é bem inferior e insatisfatório.

Em janeiro de 2015, a Polícia Militar recuperou apenas 140 veículos, um número pequeno em vista do possível número de carros furtados em todo o Estado. Trabalhando rigorosamente para suprir os revezes dos condutores, a Polícia Civil já opera um plano de policiamento ostensivo na capital e cidades circunvizinhas.

“A Polícia Civil está realizando uma operação nas divisas do Piauí com o intuito de inibir o furto e roubo de veículos.

Também buscamos fortalecer o policiamento em cidades circunvizinhas da capital através do policiamento comunitário rural”, garante o major Adriano Lucena.

Embora o número de veículos roubados ou recuperados, em 2015, ainda não tenha sido divulgado pela Polinter, nos últimos 15 dias a Polícia Civil conseguiu recuperar dois veículos ainda no momento do roubo, com os meliantes em posse do bem.

Para evitar polêmicas de ordem social, a Polícia Civil se abstém de dar dicas ou sugestões de como agir em situações como esta, pois segundo militares ser vítima de um incidente como esse é uma questão de estar no lugar errado e na hora errada. Enquanto isso, cidadãos como A. B. perdem as esperanças de reaver o veículo roubado.

“Quando fui dar queixa na polícia, eles foram bastante solícitos comigo e se esforçaram para me ajudar. Mas já passou tanto tempo que não tenho mais esperança de encontrar meu carro”, pontua tristemente a jovem publicitária.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES