Novela ajuda mãe a salvar filha de tráfico humano na Espanha

Polícia libertou brasileira que era obrigada a fazer sexo em casa noturna.

Novela ajuda mãe a salvar filha de tráfico de humano na Espanha | TV Globo/Raphael Dias
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um telefonema de uma filha angustiada na Espanha e imagens da novela "Salve Jorge", que aborda o tema da exploração sexual, levaram uma mãe brasileira a perceber que sua filha estava em apuros.

A mulher recorreu a um disque-denúncia criado pela Secretária Especial de Políticas para as Mulheres, dando início a uma operação policial internacional que levou as autoridades a desbaratarem na semana passada uma rede de prostituição e tráfico de mulheres na cidade espanhola de Salamanca.

A polícia espanhola entrou em uma casa noturna dessa cidade universitária e libertou a brasileira e cinco outras mulheres que eram obrigadas a fazer sexo com os clientes pelo equivalente a 20 dólares, disseram autoridades brasileiras na sexta-feira (1º).

Em junho, uma denúncia vinda do Brasil já havia levado a polícia da Espanha a um bordel de Ibiza, onde 28 mulheres de diversas nacionalidades eram obrigadas a prestar serviços sexuais 24 horas por dia. Elas viviam confinadas em quartos superlotados, e eram vigiadas por câmeras.

Essas operações ilustram o drama de estrangeiras atraídas à Europa com promessas de trabalho e uma vida melhor, mas que acabam sendo forçadas a se prostituir para saldar dívidas intermináveis.

"Elas são principalmente mulheres jovens, bonitas e pobres, que recebem a promessa de trabalho na Europa por parte de traficantes", disse a ministra da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci, em entrevista coletiva.

Segundo ela, essas mulheres têm seus documentos confiscados quando chegam à Europa, e são informadas de que só serão liberadas quando pagarem vultosas dívidas.

"É absolutamente desumano o que estão fazendo com nossas jovens e adolescentes", disse Menicucci.

O governo brasileiro transformou seu disque-denúncia em um serviço internacional, que pode ser acessado gratuitamente a partir da Espanha, Portugal e Itália, principais destino das brasileiras aliciadas por traficantes.

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, disse que o tráfico humano é um crime difícil de detectar, porque as vítimas relutam em contar o que lhes aconteceu. Ele fez um apelo para que essas mulheres denunciem os abusos.

Segundo Cardozo, o tráfico humano é um crime tão "subterrâneo" que não há nem estimativas sobre suas dimensões.

Mas "Salve Jorge", atual novela nas 21h da Rede Globo, trouxe esse drama para a sala de estar dos brasileiros. A história se baseia no caso real de uma brasileira levada para Israel e forçada à prostituição. Na trama a personagem é levada para a Turquia.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES