Sefaz apreende quase duas toneladas de queijo no Piauí

Segundo o supervisor do Posto Fiscal da Tabuleta, Francisco Soares, as equipes do Posto Fiscal têm o dever de fiscalizar

Sefaz apreende quase duas toneladas de queijo | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Secretaria da Fazenda apreendeu na manhã desta sexta-feira, 1.860 kg de queijo coalho sem nota fiscal e sem o selo SIF (Serviço de Inspeção Federal), que atesta a segurança alimentar dos produtos de origem animal.

Segundo o supervisor do Posto Fiscal da Tabuleta, Francisco Soares, as equipes do Posto Fiscal têm o dever de fiscalizar mesmo quando a aparência aponta para a normalidade. ?Nós já havíamos recebido denúncias de que havia queijo ingressando no Piauí sem a certificação do Ministério da Agricultura. Nossas equipes passaram a ficar ainda mais atentas, uma vez que a entrada desse alimento no Estado poderia colocar em risco a saúde de muitas pessoas?.

O queijo era proveniente do estado do Maranhão e tentou passar pela fronteira do Piauí camuflado em caixas de ovos. Em cima delas, havia caixas plásticas próprias para o transporte de verduras e que, vazias, davam a impressão de que o caminhão estava descarregado.

De acordo com Flávio Chaib, diretor da Unidade de Fiscalização de Mercadorias em Trânsito, ?a Sefaz é uma parceira da sociedade e, portanto, tem o dever de fiscalizar os produtos que entram no nosso Estado, tanto para coibir a sonegação e assim proteger o contribuinte que age dentro da lei e paga seus tributos; quanto para proteger os próprios consumidores, que, nesse caso, poderiam consumir um produto sem a certificação do órgão competente. A Sefaz não efetuou a cobrança dos tributos, porque verificamos que o queijo estava irregular. Nossa preocupação foi em comunicar à ADAPI, que é uma instituição parceira e que teria a competência para tomar as providências cabíveis?.

A ADAPI (Agência de Defesa Agropecuária do Piauí), vinculada ao Ministério da Agricultura, aplicou multa de 1.200UFIR por transporte de produto de origem animal sem a documentação sanitária exigida e encaminhou o caminhão ao Posto Fiscal de Timon (MA). ?Quando a irregularidade é detectada em uma região de fronteira, o procedimento é promover o retorno da carga ao estado de origem. Portanto, o carro da ADAPI vai acompanhar essa carga até a Agência de Defesa de Timon, que tomará as medidas necessárias para a inutilização do produto?, afirmou Marcos Vinícius Veloso, médico-veterinário da ADAPI.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES