Seguranças do metrô dão mata leão em vendedor ambulante; veja o vídeo

Testemunhas registraram o ocorrido, que gerou indignação nas redes sociais.

segurança do metrô imobilizando com um mata-leão um vendedor ambulante; veja vídeo abaixo. | Foto reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um homem que tentava vender produtos dentro de um trem, em Taguatinga(DF), foi empurrado contra a parede e imobilizado com um mata-leão (técnica proibida em muitos casos de contenção), por seguranças da estação, na tarde de terça-feira (9). Enquanto estava no chão, o vendedor gritava por socorro. O fato gerou revolta entre os passageiros presentes no local.

Segundo seguranças da companhia do metropolitano do  Distrito Federal (METRÔ-DF), afirmaram que o homem resistiu à abordagem e que foram xingados. O homem negou as ameaças, segundo boletim de ocorrência o vendedor teria se negado a abrir a mochila após solicitação dos seguranças, em depoimento disse também que não estava vendendo no momento da abordagem.

Ainda segundo relatos, o homem teria se alterado e dito que não poderia ser abordado e em seguida teria xingado os seguranças. Em nota, o metrô disse que “foi solicitado que mostrasse a mochila. Ele se recusou, ofereceu resistência, desacatou e ameaçou os empregados, sendo necessário o uso de força escalonada para sua imobilização.”

Testemunhas registraram o ocorrido, que gerou indignação nas redes sociais. De acordo com a Polícia Civil, o homem foi preso por desacato, desobediência e ameaça. Ele foi levado para a 12ª Delegacia de Polícia, em Taguatinga, onde assinou um termo circunstanciado e foi liberado.

CONFIRA NOTA DO METRÔ-DF:

"A Companhia do Metropolitano do Distrito Federal informa que, por volta das 17h30, houve uma solicitação ao Corpo de Segurança Operacional por meio de denúncia para verificação de prática de comércio irregular no interior do trem. Após identificação, o Corpo de Segurança solicitou que o envolvido se retirasse do trem para concluir a ocorrência e fazer o registro do comércio irregular. Em seguida, foi solicitado que mostrasse a mochila. Ele se recusou, ofereceu resistência, desacatou e ameaçou os empregados, sendo necessário o uso de força escalonada para sua imobilização. O envolvido foi encaminhado para a 12ª Delegacia de Polícia para registro do flagrante.

O CSO trabalha primordialmente com orientação e o recurso de imobilização é o último a ser usado.

Importante salientar que, em casos de resistência, naturalmente o envolvido tende a forçar para sair da imobilização. Por isso, a utilização de técnicas para evitar desdobramentos, pois houve ameaça. Todos os empregados do Corpo de Segurança Operacional são treinados para atuar com técnicas de defesa e imobilização para proteção própria e de terceiros, utilizando o gradiente de força para vencer a resistência do envolvido para posterior encaminhamento e providências da autoridade competente."



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES