Supremo Tribunal Federal autoriza extradição de Abadia para os Estados Unidos

Os ministros concordaram com o entendimento do procurador-geral da República, Antonio Fernando de So

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou nesta quinta-feira (13) a extradi??o do traficante colombiano Juan Carlos Abadia para os Estados Unidos, onde ele responde a processo por lavagem de dinheiro, conspira??o para o tr?fico internacional de coca?na e homic?dio.

Os ministros concordaram com o entendimento do procurador-geral da Rep?blica, Antonio Fernando de Souza, de que a extradi??o deve ser concedida sob a condi??o de que o governo americano assuma, em car?ter formal, o compromisso de que uma eventual pena de pris?o perp?tua ou de morte seja convertida em pena de pris?o com o prazo m?ximo de 30 anos.

Mesmo com a aprova??o do pedido, a palavra final ainda caber? ao presidente Luiz In?cio Lula da Silva. Ele ter? que decidir se Abadia ser? extraditado. Ele tamb?m responde a processo no Brasil. Segundo a assessoria do STF, a entrega do colombiano ao governo dos Estados Unidos s? poder? ocorrer depois que o governo americano se comprometer a cumprir esses requisitos.

?Estou deferindo [autorizando] o pedido sob a condi??o de o estado requerente assuma compromisso de comutar [mudar] a pena de pris?o perp?tua ou morte por pena de pris?o de no m?ximo 30 anos?, declarou o relator, ministro Eros Grau.

?Est?o presentes os requisitos que autorizam o deferimento integral deste pedido?, disse o ministro Celso de Mello.

O colombiano foi preso em agosto do ano passado, em S?o Paulo, durante opera??o da Pol?cia Federal (PF). Ele ? suspeito de mandar matar 15 pessoas nos Estados Unidos e outras 300 na Col?mbia. Ele tem uma fortuna estimada em R$ 3,4 bilh?es.

Depois de preso, Abadia tentou um acordo de dela??o premiada com a Justi?a brasileira. O traficante abriria m?o de algumas exig?ncias, como ser transferido para um pres?dio nos Estados Unidos, mas queria a redu??o da pena e anistia pelos crimes cometidos pela mulher. O acordo n?o foi aceito pela Justi?a.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES