Suspeitos de matar líder quilombola na Bahia usaram armas de uso restrito

Maria Bernadete Pacífico era líder do Quilombo Pitanga dos Palmares, Yalorixá e ex-secretária de Promoção da Igualdade Racial de Simões Filho (BA).

Suspeitos de matar líder quilombola na Bahia usaram armas de uso restrito | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os criminosos que ceifaram a vida da líder quilombola Bernadete Pacífico, usaram armas de calibre 9 mm, que desde julho voltaram a ser de uso restrito às forças de segurança. Ela foi morta a tiros na noite desta quinta-feira (17), em Simões Filho, na Bahia. A informação foi divulgada pela delegada Andréa Ribeiro, diretora do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

Maria Bernadete Pacífico era líder do Quilombo Pitanga dos Palmares, Yalorixá e ex-secretária de Promoção da Igualdade Racial de Simões Filho (BA). Ela é mãe de Flávio Gabriel Pacífico dos Santos, o “Binho do Quilombo", assassinado no dia 19 de setembro de 2017. 

"A perícia localizou vários vestígios de calibre 9mm. Por essa ser uma arma de uso restrito, ela é usada por indivíduos de índole mais violenta, que têm coragem para cometer o crime, o que requer uma atenção maior da investigação", disse a delegada em coletiva de imprensa nesta sexta-feira (18).

Apesar da restrição do uso de 9mm, o novo decreto do Governo Federal garante a posse e a possibilidade de utilização dos acervos adquiridos sob a regra anterior, desde que atendidos os critérios da concessão do registro e atividade exercida.

Bernadete Pacífico, liderança quilombola da Bahia | FOTO: Conaq

Ainda segundo a Andréa Ribeiro, a relação com a morte do filho de Bernadete, ocorrida há sete anos, também por disparos de arma de fogo, é uma das hipóteses de investigação. Além disso, ela ainda citou um possível conflito de terra. No momento em que a líder foi assassinada, estava com três netos.

Vale mencionar que Bernadete Pacífico sofria ameaças, que foram comunicadas ao governo da Bahia, por meio da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos da Bahia (SJDH), e também ao Supremo Tribunal Federal. O advogado dela disse que a SJDH havia colocado a líder quilombola em um programa de proteção.

"Ela entrou no programa há dois anos. Bernadete recebia ameaças de várias frentes, que foram intensificadas quando madeireiros ilegais passaram a ameaçá-la. Ela sempre deixou claro os riscos que corria e ficou sob o programa a pedido dela mesma [...] A proteção do estado era só uma ronda simbólica. Uma viatura da PM ia lá uma vez por dia, geralmente no final da tarde, falava com ela e ia embora. Que segurança é essa?” questionou o advogado.

De acordo com a Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), o crime foi cometido por dois homens. Usando capacetes, os suspeitos entraram no imóvel onde estava a ialorixá e efetuaram disparos com arma de fogo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES