Taxa de homicídios cresce 44% em THE, revela índice

Os dados do Mapa da Violência 2013 apresentaram que em todo o Piauí

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Teresina apresenta os menores índices de homicídios de jovens do Brasil, mas, por outro lado, a capital apresenta os maiores índices de crescimento da violência.

No comparativo do crescimento entre 2001 e 2011, por cada 100 mil habitantes, Teresina apresenta crescimento de 44,2%, nas taxas de homicídios. Os dados são do estudo Mapa da Violência 2013: Homicídio e Juventude no Brasil, do Centro de Estudos Latino-Americanos (Cebela).

Em todo o Piauí a alta de homicídios entre toda a população foi de 51,2%. É na Região Nordeste onde os números mais crescem: 73,6%, principalmente pelo elevado aumento dos homicídios em Natal e Salvador, onde o crescimento do número de homicídios ultrapassa a casa de 200% na década.

Também Fortaleza, João Pessoa, Maceió e São Luís, com taxas menores, mas muito elevadas, serão responsáveis pelo forte crescimento da violência na região.

Entre 1999 e 2011 a taxa de homicídio em Teresina mais que dobrou. Em 1999, a capital piauiense tinha uma taxa de 14% de homicídios. Já em 2011 esse número subiu para 33,4%.

Apesar de a capital ter saído da 23ª posição para a 19ª, subindo quatro posições, nesse intervalo o crescimento do número de homicídios pode ser considerado alto.

Quem já foi vítima dessa violência lamenta que esses números ainda estejam tão altos. O jornalista Flávio Moura conta que perdeu seu irmão mais velho durante um ato violento de bandidos, enquanto assaltavam um bar onde a vítima estava. O fato aconteceu há seis anos, mas a dor ainda não foi superada pela família.

?No momento, meu irmão estava do lado de fora do bar, ao celular, falando (pela última vez) com a sua esposa.

Quando ele voltou ao bar, logo na porta, foi surpreendido com a confusão. Por um ato repentino e insano, um dos bandidos atirou nele e depois deu mais dois tiros, e ele caiu no meio da rua. A dor foi tamanha que eu passei mal, assim como meus pais e meus demais irmãos.

Tudo que foi acontecendo na minha vida foi aumentando em mim a saudade e a necessidade de tê-lo ao meu lado. Para mim, todos os dias é praxe lembrar dele, rezar por ele e ter sempre a certeza de que ele está em paz e que vai ficar tudo bem?, relatou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES