Teresina é mais violenta que São Paulo, diz polícia do PI

O aumento crescente se dá pelos acertos de contas entre gangues, cujo combustível são as drogas, a disputa por territórios e vingança.

A maior parte dos casos é de pessoas que servem ao tráfico, disse | Denison Duarte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

De acordo com as estatísticas da polícia, nos últimos meses houve um aumento de 44% da violência em Teresina, o que, segundo a polícia, lhe torna, proporcionalmente, mais violenta que a capital do estado de São Paulo.

O aumento crescente se dá pelos acertos de contas entre gangues, cujo combustível são as drogas, a disputa por territórios e vingança. Outra comprovação da polícia é que a maioria dos assassinatos envolvem jovens dos 18 aos 23 anos.

Um mapa total das áreas mais vulneráveis revela que houve mortes nas zonas norte e leste e na zona sul, onde só este ano 14 pessoas foram executadas com os mesmos requintes: os assassinos chegam de moto, armados e cometem os homicídios. Providência é a palavra de ordem das famílias que não sabem o que fazer.

Em meio aos confrontos estão a população e os comerciantes, que preferem o silêncio por medo de represália. No cenário de conflitos, de acordo com a Polícia, pessoas inocentes estão sendo assassinadas, a exemplo de duas mulheres, uma na Vila da Paz e outra na Jerusalém, recentemente atingidas por balas perdidas, chegando a falecer no Hospital de Urgência de Teresina.

Uma das formas de redução em longo prazo, de acordo com a Major Elisete, é por meio do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), atuando no ambiente escolar, levando às crianças e aos adolescentes, lições de prevenção para impedir que elas ingressem no mundo das drogas e ao mundo da violência. A meta do programa, segundo ela, é chegar a todas as escolas do estado contemplando 10 mil crianças.

O saldo das apreensões da operação, segundo o coronel Felipe, será apresentado no final da semana com o encerramento dos trabalhos

?A maior parte dos casos é de pessoas que servem ao tráfico; ou na condição de traficante ou na condição de soldado do tráfico, ou na condição de usuário que está devendo ao tráfico? disse o delegado geral James Guerra ao programa Agora, da Rede Meio Norte, na tarde desta terça-feira. Segundo ele, quem é responsável pelo tráfico não participa da disputa. ?Eles têm um exército de pessoas que têm essa condição de serem usuárias ou de encomendarem mortes?, conclui.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES