Terra Yanomami: aeronave é destruída e dois são presos em operação

A operação ocorreu em uma pista clandestina de garimpo ilegal, a sudeste de Surucucu, próximo à fronteira com a Venezuela

Avalie a matéria:
Aeronave foi queimada na operação | Comando Operacional Conjunto Amazônia/Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nessa sexta-feira (7), a Força Aérea Brasileira (FAB) informou que um avião foi destruído e duas pessoas foram presas após o encerramento dos corredores aéreos legais na Terra Indígena Yanomami. A operação ocorreu em uma pista clandestina de garimpo ilegal, perto da fronteira com a Venezuela.

A equipe responsável pela operação utilizou equipamentos de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (IVR), incluindo um helicóptero da Marinha do Brasil com visão noturna. Os suspeitos foram presos e a aeronave foi incendiada antes que a equipe retornasse para Boa Vista, onde os suspeitos foram entregues às autoridades policiais.

A ação envolveu as Forças Armadas, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF). Com a volta do controle aéreo, as aeronaves que descumprirem as regras estabelecidas nas áreas determinadas pela Força Aérea estarão sujeitas às Medidas de Proteção do Espaço Aéreo (MPEA).

A Terra Indígena Yanomami, o maior território indígena do Brasil, tem enfrentado uma crise sem precedentes, com casos graves de indígenas com malária e desnutrição severa, agravados pelo avanço de garimpos ilegais nos últimos quatro anos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES